domingo, 2 de Novembro de 2025  21:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-04-2015

Judo: António Costa sagra-se Bicampeão Nacional e vence torneio Costa Matos.



António Costa sagra-se Bicampeão Nacional e Vence torneio Costa Matos. Feito inédito a nível nacional leva António Costa a conquistar o Bi-campeonato Nacional de Veteranos M1, +90Kg, e a medalha de ouro no Torneio Costa Matos, no mesmo fim-de-semana.

As provas decorreram durante o passado fim de semana, no Pinhal Novo, em duas provas do calendário nacional de Judo. No Sábado teve lugar o Campeonato Nacional de Veteranos, prova rainha para este escalão etário. No Domingo foi a vez do Torneio Costa Matos, a segunda prova mais importante do calendário Sénior nacional.

A AAUAv fez-se representar, como vem sendo habitual, no campeonato Nacional de Veteranos por dois atletas. Filipe Figueiredo, que competiu na categoria de -81Kg M4, participou no evento com uma lesão no pé, que o levou a ficar-se pelo quarto lugar final.

Numa prova onde se notou a dificuldade física do aveirense, o poder de superação foi também notório, alicerçada numa boa capacidade técnica. No final da prova, com clara dores no pé, o seu treinador comentava que “foi importante ele ter vindo. Demonstrou bravura e capacidade de sacrifício. Esteve muito bem, mas sabíamos que ia ser complicado por estar lesionado. Mesmo assim está de parabéns”.

Destaque para António Costa. O treinador e atleta da AAUAv revalidou o título da categoria de +90Kg M1, contando por vitórias todos os seus combates. “Começa a ser cada vez mais complicado esta prova. Revalidei o título, que era o objetivo, e fiz o pleno já que foi o segundo ano que competi na prova. Dois anos, dois títulos e a certeza de ter dado o meu melhor”.

Já no domingo foi a vez de ser disputado o Torneio Costa Matos. Prova de homenagem a um dos mais graduados Mestres nacionais, contou com um número elevado de atletas do escalão sénior, e um elevando nível.

A AAUAv esteve presente por António Costa, na categoria de +100Kg. Com combates contra atletas bem mais pesados (o aveirense pesava 107Kg, o os seus adversários entre os 110 e os 129,7Kg) foi o poderio físico e técnico que fez o aveirense conseguir o feito inédito de, no mesmo fim de semana, conquistar a medalha de ouro no Nacional de Veteranos e a medalha de ouro no Torneio Costa Matos.

“Foi um fim-de-semana impecável. Venci todos os meus adversários, competi contra gente muito forte, tive a oportunidade de ver a evolução do Filipe em competição nos veteranos, e acima de tudo não me lesionei. Correu tudo muito bem este fim-de-semana. Agora é tempo de continuar o trabalho, com vista ao Campeonato Nacional Sénior, que se disputa no final do ano”.

Com estas conquistas, António Costa cimenta o seu lugar no ranking nacional sénior, aumentando assim o seu número de medalhas e o seu palmarés.

“É importante conquistar medalhas para mim, para Aveiro e para os aveirenses. Mas é importante ver que recuperei muito bem da operação que tive, e isso devo-o aos fisioterapeutas que me acompanharam na recuperação, o Rafael e o João. Eles foram fantásticos. Tenho que agradecer também aos meus atletas que me tem ajudado a treinar muito e bem, bem como á família que nunca me abandonou e aos amigos. Estes títulos são deles. Um obrigado especial à Carla, por tudo o que me tem apoiado e “aturado” neste regresso gradual à forma”.

Entretanto na passada Sexta-Feira foi dia de exame de graduação de Judo na ARC Barroca. Os atletas propostos a exame, e que já tinham cumprido o número mínimo de treinos, tiveram que demonstrar o que tinham aprendido ao logo do tempo de prática.

Leonor Pinto, Tomás Marques, Miguel Russo, Matilde Valente e Vasco Pires, foram graduados para cinto branco com uma fita. Andreia Morgado e André Morgado foram graduados em cinto branco com duas fitas. Destaque para André Pires que foi graduado para cinto Branco e Amarelo.

Este é um projeto recente, mas que tem dado frutos, já que são vários os atletas que tem vindo a conhecer o Judo.

António Costa, treinador responsável pelo Judo, era um homem feliz no final. “É muito bom vê-los a crescer no Judo. Recebi o convite da dona Luísa Gonçalves, que tem sido a grande dinamizadora do clube na vertente de Judo, e começamos a prática recentemente. Mas o entusiasmo de atletas, pais e da direção do clube é contagiante, o que nos ajuda a trabalhar com mais alegria”.

Dia 21 de Maio o clube vai levar a cabo um Workshop de Defesa Pessoal para mulheres.

 

Texto: AAUAV


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®