domingo, 2 de Novembro de 2025  00:35
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-05-2015

Comissão de Utentes à procura de garantias sobre funcionamento de centros de saúde.



A Comissão de Utentes em Saúde de Aveiro reuniu com o Diretor Executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, Manuel Sebe, e prepara-se para fazer a entrega da "Carta pela Defesa da Saúde" ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde que esta quinta estará em Aveiro no 4º encontro e reflexão “Práticas Expiradas, Transpiradas e Inspiradas” a realizar no Centro Cultural de Congressos.

Na reunião com o diretor executivo do Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Vouga, a Comissão visou “esclarecer rumores que inquietam os utentes dos Centros de Saúde de São Bernardo e de São Jacinto, nomeadamente os encerramentos temporários ou definitivos”, e ainda manifestar perante aquele dirigente as preocupações relativas aos cuidados de saúde primários no concelho, e sua articulação com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

A Comissão diz ter recebido informação de que não haverá encerramento de Centros de Saúde, estando prevista a abertura da USF de Esgueira até finais de Julho próximo, que poderá absorver parte dos utentes da Glória. Também se prevê que a USF de São Bernardo e Oliveirinha entre em funcionamento até final do ano. “Quanto ao Centro de Saúde de São Jacinto verá finalmente a sua cobertura de amianto ser removida bem como uma melhoria das suas instalações e está assegurada a permanência de médico neste centro”.

Confrontado com a situação atual em que existem inúmeros utentes sem médico de família, o diretor executivo do ACES de Aveiro terá referido que a situação não é brilhante, já que em 2014 aposentaram-se 24 médicos. Haverá 24.000 utentes sem médico de família.

“A solução para este problema passa indubitavelmente pela contratação de mais médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar e administrativo, não excluindo no entanto aumentar o número de utentes por médico de família”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®