domingo, 2 de Novembro de 2025  12:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-06-2015

BE defende requalificação urgente da Linha do Vouga.



O Bloco de Esquerda propõe a "requalificação urgente" da Linha do Vouga considerando que “apenas a indignação e contestação popular evitou que o atual Governo avançasse para o seu desmantelamento”. Pedro Filipe Soares defende que a linha está em “estado de abandono” e que a via que chegou a ligar Espinho a Aveiro “está hoje partida em três troços, dois deles a funcionar e um deles já abandonado”.

A lentidão, as característica de uma via estreita, o traçado sinuoso, as inúmeras passagens de nível e a falta de manutenção são alguns problemas identificados para além de alguns deslizamentos de terras. “A solução encontrada foi baixar a velocidade de circulação para 10km/h em alguns desses troços, em vez de proceder a uma rápida intervenção na Linha”.

A procura continua a justificar a linha e a sua utilidade e o BE apresentou uma iniciativa legislativa na Assembleia da República, a ser discutida esta semana, onde propõe “alterar o troço da linha do Vouga de via estreita para via larga”; “proceder à correção do percurso, eliminando curvas de raio estreito”; “proceder à eletrificação de toda a via”; “permitir uma ligação à linha do Norte, estendendo a Linha até à Estação Ferroviária de Espinho” e garantir a integridade da Linha, mantendo o troço Espinho-Aveiro.

Pedro Filipe Soares diz que os 3 milhões de euros de investimento anunciados para a linha não chegam para a modernização mas tão só para resolver alguns problemas de automatização. “Pelo contrário, a proposta do Bloco de Esquerda ataca os problemas estruturais da Linha e, por isso, pode garantir a sua revitalização e o seu futuro, garantindo que o transporte ferroviário de passageiros possa ser uma solução para a população do distrito de Aveiro”.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®