domingo, 2 de Novembro de 2025  12:09
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-06-2015

PCP contra concessão da gestão de pousadas da juventude.



O PCP apresenta um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que assegure a gestão pública das Pousadas da Juventude. Na sequência das tomadas de posição da Comissão Concelhia de Ovar do PCP quanto ao processo de concessão da Pousada da Juventude e de "lay-off", o Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução em que recomenda ao Governon a gestão pública.

O Governo decidiu concessionar a gestão de 25 pousadas das 40 atualmente detidas pela Movijovem, lançando um concurso público para a concessão de mais 14 pousadas. O PCP lembra que nesse concurso figuram cinco das mais lucrativas da rede e apresenta dados sobre as contas. Lisboa em 2010 teve um lucro efetivo de 416.726,02 euros; Vilarinho das Furnas em 2010 teve de lucro efetivo 73.371,54 euros; Lagos teve de lucro efetivo de 58.983,70 euros; Areia Branca teve de lucro efetivo de 48.269,44 euros e Penhas da Saúde teve de lucro efetivo de 47.631,26 euros.

“Só nestas cinco unidades, no ano 2010, a Movijovem obteve um lucro de 644.981,96 euros, tendo no mesmo ano registado o marco histórico de 500 mil dormidas”.

O PCP diz não ignorar que a Movijovem tinha, no final de 2010, um passivo de 16 milhões de euros. “Mas é um passivo que resulta de opções erradas de governos anteriores, que apostaram na construção de novas pousadas e na reformulação das pousadas existentes, que priorizaram estudos e contratos ruinosos, e o crescimento de serviços centrais sobredimensionados (que chegaram a ter 70 trabalhadores a absorver mais de 2,5 milhões de euros)”.

Fala ainda sobre a redução de dormidas a coincidir com a redução da despesa e do investimento. “Numa primeira fase o Governo tentou liquidar a Movijovem e, em paralelo, cortou e congelou os salários dos trabalhadores, retirou direitos e reduziu investimentos em serviços essenciais. Desde 2011 que se regista uma redução de 170.000 dormidas nas pousadas”.

Quando parece surgir o momento de viragem, o PCP diz que não faz sentido abrir mão de uma área que pode ser lucrativa. “Importa relembrar que a Rede Nacional de Pousadas da Juventude corresponde a um investimento público importante, e que agora o Governo oferece aos privados para obtenção de lucro”.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®