domingo, 2 de Novembro de 2025  12:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-06-2015

Rombos do Baixo Vouga em Albergaria-a-Velha estão a ser reparados.



Os rombos na margem direita do Rio Vouga, em São João de Loure e Frossos, causados pelas cheias do Inverno, encontram-se em fase de reparação (na foto).

Trata-se de uma obra da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a primeira que a CIRA lançou em conjunto, abrangendo os municípios de Albergaria-a-Velha, Aveiro e Estarreja. Os rombos nas margens do Vouga foram abertos pelas cheias há dois anos e agravados no ano passado, causando inundações nos terrenos agrícolas do Baixo Vouga Lagunar.

A CIRA candidatou-se ao Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos para obter financiamento para a execução das intervenções. Foi lançado o concurso público para as reparações nestes três municípios e a obra foi adjudicada, em Setembro, à Construtora Santovaiense, por 200 mil euros. A execução foi interrompida no último inverno e retomada entretanto. As obras estão neste momento em Albergaria-a-Velha, na freguesia de São João de Loure e Frossos, estando a ser reparados os onze rombos identificados, que totalizam uma extensão de cerca de 650 metros. Os dois maiores rombos têm uma extensão de 110 e 200 metros.

As reparações "revestem-se de alguma complexidade, tendo em conta que são colocadas estacas verticais de madeira nas margens, ao longo da linha de água, que são depois entrelaçadas por travejamento horizontal, de forma a suportar aterros ou entulho, mas sem que estejam em contacto com a água. Esta formação é depois coberta por terra, procedendo-se à replantação da vegetação".

A identificação dos rombos e o corte do coberto vegetal para a intervenção esteve a cargo da Agência Portuguesa do Ambiente, que assinou um acordo de cooperação com a CIRA.

Após a reparação dos rombos em Albergaria-a-Velha, que se prevê para breve, as obras deverão deslocar-se para o canal do rio Novo do Príncipe, no concelho de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®