domingo, 2 de Novembro de 2025  21:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-02-2004

Dia dos namorados assinala o arranque da prova


Descida da Ria de Aveiro

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é o cenário de abertura da época competitiva de Remo, com a XVIII edição da Descida da Ria de Aveiro a reuniralguns dos mais importante clubes da Península Ibérica. O destaque vai naturalmente para o Shell de 8 Masculino.


Depois de três meses de treino invernal passados longe do olhar dos adversários, os principais clubes de remo nacionais iniciam no próximo sábado a época competitiva - com um desafio que exige grande capacidade de resistência e muita sabedoria. Com muitas das equipas a apresentarem uma natural renovação de valores, o andamento de cada um permanece uma incógnita até ao momento da partida.


Mesmo durante a competição, a ordem dos treinadores aponta sem dúvida para um esforço máximo - isto tendo em conta o sistema «Head of the River» que caracteriza a descida desde o ano passado: em vez da tradicional partida em linha, as equipas arrancam de minuto a minuto de acordo com um sorteio previamente realizado.


A Descida da Ria de Aveiro / Head of the River é já um clássico da modalidade, assumindo-se cada vez mais como o Oxford-Cambridge português. Com partida da Pousada da Ria [Enatur] e chegada à vila piscatória de São Jacinto, a regata decorre ao longo de 7 Km - proporcionando ao público excelentes condições para assistir a partir da margem a este desfile da elite ibérica do remo. Os primeiros concorrentes iniciam a competição quando faltarem 15 minutos para as dez da manhã, seguindo-se cerca de duas horas de acção.


Ventos, correntes, bancos de areia e até alguma vegetação submersa fazem parte das dificuldades que as equipas vão enfrentar - o que faz da Descida da Ria uma verdadeira regata «todo-o-terreno». Nesta missão, está em destaque o papel de um dos elementos mais discretos da equipa: o timoneiro.


Envolvendo um total de 144 remadores, distribuidos por 21 tripulações, a jornada é sem dúvida um desafio à competitividade dos portugueses. No Shell de Oito Masculino a equipa vencedora soma pontos para o Troféu Pista Rio Novo do Príncipe, enquanto em femininos está em disputa o Troféu Cidade de Aveiro. Com a aferição de resultados garantida pela Federação Portuguesa de Remo, o evento conta com os apoios da Câmara Municipal de Aveiro, Região de Turismo da Rota da Luz e Clinatal.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®