domingo, 2 de Novembro de 2025  11:15
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-07-2015

'Quanto mais Linha do Norte usarmos na ligação a Vilar Formoso menos competitividade teremos por força do tráfego na via' – Ribau Esteves.



O PS revela preocupação pelas indefinições em torno da ligação ferroviária Aveiro – Vilar Formoso tomando por base declarações do Primeiro-Ministro, Passos Coelho, e do Secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, em Viseu, durante o dia de ontem. Na altura terá sido garantida a criação de um ponto de passagem, com estação em Viseu, mas ainda com dúvidas sobre a ligação a partir de Aveiro ou mantendo o nó da Pampilhosa como eixo referencial.

Eduardo Feio (PS) levantou as questões, na abertura da reunião de Câmara, revelando dúvidas quanto ao discurso do Governo quando, noutros momentos, Aveiro – Salamanca era apresentado como certeza."Há informação sobre a abordagem deste assunto nas reuniões da plataforma da A25? Limito-me a transmitir as declarações do Secretário de Estado. Penso que os estudos darão razão ao que temos dito sobre a competitividade da ligação direta Aveiro - Vilar Formoso. Não é o custo da obra que interessa. É o custo de transporte se tivermos que gastar mais uma hora no transporte de mercadorias".

Ribau Esteves diz que não há história em torno das declarações e desvalorizou a atenção dada ao assunto com a "falta de notícias no Verão". “A ligação é entre Aveiro e Vilar Formoso. Agora chama-se Leixões – Aveiro – Vilar Formoso. A plataforma base é Aveiro. Faz a interação dos portos de Aveiro, Leixões, Viana e Figueira. Uma das teses é que em termos financeiros será menos oneroso tratar das vicissitudes técnicas do troço existente. Há ainda o problema da linha do Norte. Teremos sempre que utilizar uma parte dessa linha. Entre Aveiro e Albergaria teremos que usar a Linha do Norte. Quanto mais linha do Norte usarmos menos competitividade teremos por força do tráfego na via. Se usarmos os 60 kms até à Pampilhosa ainda mais perdemos em competitividade. As equipas técnicas e as associações empresariais defendem um troço novo entre Aveiro e Viseu”.

No discurso sobre a ligação, Ribau Esteves assumiu como natural o facto da ligação entre Sines, Poceirão e Caia estar mais avançado no aproveitamento de peças processuais que serviram o dossiê do TGV. Ainda assim garante que a União Europeia reserva verbas (6 milhões de euros) para o desenvolvimento de projetos da ligação Aveiro – Vilar Formoso.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®