domingo, 2 de Novembro de 2025  15:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-02-2004

Todos os arguidos absolvidos pelo Tribunal de Aveiro


Aveiro

O colectivo de juízes do Tribunal de Aveiro absolveu hoje todos os 17 arguidos no processo de aborto clandestino.
O Tribunal declarou, no entanto, perdidos a favor do Estado uma viatura, instrumentos médicos e quantias de dinheiro, que considerou resultarem da actividade de um dos arguidos, o médico.
Ao explicar a decisão, o juiz presidente do colectivo, Paulo Teixeira, referiu que não se provaram os sete crimes de aborto, embora se tivesse provado que a actividade do médico envolvido era essa. "Daí a declaração de perda a favor do Estado de instrumentos e bens resultantes dessa actividade ilícita", disse. Paulo Teixeira salientou que os processos vivem de provas e recordou que o Tribunal da Relação anulou parte das escutas telefónicas. Houve ainda um despacho que concedeu a devolução de documentos e objectos apreendidos e outro a anular os três exames médicos efectuados", acrescentou. Tudo, referiu, aspectos que "comprometeram a produção de prova". Enquanto o colectivo de juízes lia a sentença, dezenas de pessoas manifestavam-se no exterior do Tribunal, entre elas políticos de esquerda como Odete Santos, Ilda Figueiredo (ambas do PCP) e Miguel Portas (Bloco de Esquerda), todos em solidariedade para com os arguidos e reclamando a alteração da lei do aborto. Uma acção que, segundo o juiz, não perturbou a audiência nem pressionou o Tribunal, decorrendo com o devido respeito. Tratou-se, disse, de "um saudável sinal de vitalidade da sociedade, que vale como impulsionador de tomada de posição do poder político sobre a matéria" (aborto).

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®