domingo, 2 de Novembro de 2025  17:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-07-2015

Anadia e Mortágua estudam reativação de posto de vigia do Moinho do Pisco.



A Câmara da Mealhada lamenta que um posto de vigia em Mortágua esteja desativado mas elogia a atitude das Câmaras de Anadia e Mortágua que estudam a reativação de um espaço “com visibilidade única para a Serra do Buçaco”. Esse posto está situado no limite do concelho de Anadia mas é da responsabilidade territorial da autarquia de Mortágua. Trata-se de um posto de vigia, desativado há 3 anos, considerado crucial para a preservação da Serra do Buçaco, “já que esta é uma zona com risco de incêndio florestal muito elevado, que agrega uma área de grande sensibilidade e valor: a Mata Nacional do Buçaco”.

A Câmara Municipal da Mealhada “lamenta” esta decisão das instâncias superiores e “aplaude” os esforços que os dois municípios, Anadia e Mortágua, se encontram a fazer para reativar o posto de vigia do Moinho do Pisco. Trata-se de uma estrutura em ferro, com cerca de 16 metros de altura, na qual era feita a vigilância da floresta durante o Verão, com o objetivo de detetar focos de incêndio. O posto de vigia encontra-se, contudo, desativado desde 2012, altura em que a estrutura foi furtada. “Desde então, nada mais foi feito por quem de direito. A estrutura não voltou a ser reposta e o posto de vigia encontra-se desativado já há três anos, situação que a Câmara Municipal da Mealhada lamenta profundamente, uma vez que essa vigilância é crucial para a proteção da Serra do Buçaco, uma zona com elevado risco de incêndio florestal”.

A preocupação aumenta pelo facto da mata estar rodeada de um contínuo florestal de eucalipto que, em caso de ocorrência de fogo, vai acelerar a dimensão do incêndio.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®