domingo, 2 de Novembro de 2025  12:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-07-2015

Oliveira do Bairro: Nuno Crato diz que a Educação progrediu em quatro anos, 'apesar da crise'. Ministro inaugurou estabelecimentos de Ensino.



Ministro diz que, apesar da crise, o país progrediu na Educação nos últimos quatro anos, como é reconhecido pelos indicadores internacionais. "Foram anos difíceis", reconheceu.

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, disse esta quinta-feira que, apesar da crise, o país progrediu na Educação, nos últimos quatro anos, como é reconhecido pelos indicadores internacionais. Nuno Crato falava em Oliveira do Bairro, onde inaugurou as obras de ampliação da Escola Básica Acácio de Azevedo e o Instituto Profissional da Bairrada.

O Ministro citou números e dados estatísticos sobre a cobertura do pré-escolar e a frequência dos diferentes níveis de ensino, para evidenciar a evolução percentual favorável que tem sido verificada. “Este país, apesar da crise, progrediu na Educação. Isso é reconhecido nos indicadores internacionais, no reforço do ensino profissional e na qualidade de ensino. Foram anos difíceis, mas em que não esquecemos o que é mais importante que é o futuro dos nossos jovens”, declarou.

Nuno Crato começou por visitar a Escola Básica Acácio de Azevedo, que serve 450 alunos e foi objeto de ampliação, com a construção de um novo bloco, e requalificação, num investimento que rondou os três milhões de euros. Inaugurou depois o Instituto Profissional da Bairrada, cuja construção rondou os dois milhões de euros, financiada pela Fundação Comendador Almeida Roque. O novo Instituto é um projeto-piloto a nível nacional, apoiado pelo Ministério da Educação e Ciência, com um modelo pedagógico de escola/oficina, idealizado pelo empresário Almeida Roque, através da fundação com o seu nome.

A oferta educativa é direcionada para as áreas de Metalurgia e Metalomecânica, Eletricidade e Energia, e Eletrónica e Automação, correspondendo às necessidades de mão-de-obra qualificada, indicadas pelas empresas da região.

“É uma escola de referência profissional, que corresponde a um modelo de ensino dual empresa/escola, que gostaríamos de replicar em todo o país, em que há um grande envolvimento da escola, da fundação e da autarquia”, comentou Nuno Crato. O ministro salientou que aquele instituto vai permitir “formar jovens qualificados para obterem uma profissão no termo do ensino obrigatório, se assim o entenderem, ou para prosseguirem estudos, se preferirem”.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Observador


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®