domingo, 2 de Novembro de 2025  12:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-08-2015

Aveiro celebra esta terça 500 anos da atribuição do Foral Manuelino.



A Câmara de Aveiro agendou para esta terça a celebração dos 500 anos de outorga do Foral concedido por D. Manuel a Aveiro. O programa das comemorações decorrerá no Museu de Aveiro a partir das 21h com intervenção política do presidente da Câmara de Aveiro, explicação histórica e recriação pelo grupo ViVarte.

A 4 de agosto do corrente ano de 2015 completam-se quinhentos anos sobre a outorga do foral concedido por D. Manuel a Aveiro. A apresentação da obra “O Foral de D. Manuel a Aveiro: uma memória de 500 anos”, com intervenção de Maria Helena da Cruz Coelho e Saul António Gomes, da Universidade de Coimbra, na qualidade de autores, promete ser um dos momentos da noite.

Pelas 22h00 será feita a recriação do ato de entrega do Foral a Aveiro, pelo grupo VIVARTE. As atividades seguem depois na área exterior do Museu com o espetáculo de encerramento com manipulação de fogo pelo grupo VIVARTE.

A Carta de Foral, ou simplesmente Foral, era um documento real utilizado em Portugal, que estabelecia um Concelho e regulava a sua administração, deveres e privilégios. A palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém da latina "fórum".

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®