domingo, 2 de Novembro de 2025  15:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-02-2004

Desfiles e vedetas em todo o país


Carnaval 2004

Desfiles, cortejos, vedetas brasileiras e portuguesas, danças e música animam hoje o dia de Carnaval em dezenas de localidades do país, com as previsões a indicarem que até o sol pode aparecer.
Se alguns optaram por "importar" o Carnaval brasileiro, com escolas de samba incluídas (Loulé ou Mealhada), e outros afirmam ter "o carnaval mais português" (Torres Vedras), na pequena aldeia de Lazarim, em Lamego, o Entrudo é hoje festejado por "comadres e compadres", que usam máscaras de madeira de amieiro e festejam a data como se fazia há muitos anos.
Num dia em que se espera algum sol e uma pequena subida da temperatura, e depois de no fim-de-semana alguns desfiles terem sido cancelados devido à chuva, os organizadores dos principais corsos esperam hoje compensar alguns dos prejuízos e receber muitos visitantes.
Em Loulé, Quarteira, onde o desfile de segunda-feira foi cancelado, a Avenida José da Costa Mealha espera encher-se para ver o desfile alegórico sobre o Euro 2004 e que tem como slogan "Era uma vez... a história pró caneco". Ao todo serão 17 carros alegóricos, dois grupos de animação e duas escolas de samba.
Também no Algarve, em S. Brás de Alportel, a festa vai decorrer na Avenida da Liberdade, com desfile, e em Gouveia, no distrito de Faro, um espectáculo de pirotecnia simboliza a queima do Entrudo.
Em Sines, já no Alentejo, um desfile pela avenida marginal, acompanhado por um carro com música ao vivo, marca esta terça-feira.
São quatro escolas de samba e 23 carros alegóricos, tudo a fazer lembrar o carnaval brasileiro e onde apenas os "reis" destoam, com pronúncia portuguesa, "trabalhada" na estação televisiva SIC.
Elvas, na raia espanhola, também festeja hoje a data e ignora o carnaval carioca, optando por grupos espanhóis.
Mais acima no mapa do país, em Sesimbra, são também as escolas de samba que desfilam, e em Almada 14 grupos de foliões vão desfilar pela Av. D. Nuno Álvares Pereira. São grupos em andas, fatos insufláveis gigantes e personagens de banda desenhada, entre outros.
Já na zona centro, Torres Vedras protagoniza um dos carnavais mais conhecidos do país, sem figuras brasileiras, mas com desfiles diurnos e nocturnos, música, zés pereiras e cabeçudos. O tema é também o Euro 2004 e as críticas, nas figuras caricaturadas, recaem sobre o governo.
No distrito de Leiria, em Nazaré, Pataias e Caldas da Rainha, organizam-se também desfiles carnavalescos nas ruas principais, com cantores, actores a participantes de concursos televisivos que se transformaram em figuras públicas.
Já em Buarcos, na Figueira da Foz, depois de a chuva ter atrapalhado nos últimos dias o desfile dos "reis", se tudo correr bem lá estarão hoje os actores António Pedro Cerdeira e Sofia Alves, conhecidos de uma das telenovelas da hora de jantar da TVI.
Quem prefere os actores brasileiros tem o Carnaval da Mealhada, já no distrito de Aveiro, onde voltam as escolas de samba, apadrinhadas por um actor de telenovela da hora de jantar, mas brasileira.
Além do actor, o Carnaval de Mealhada "importou" um sambódromo e fará uma homenagem ao Brasil. Inevitáveis serão os figurantes meio vestidos, onde até uma sátira bem portuguesa à ministra das Finanças deixará os corajosos participantes de tanga. "Foi assim que nos deixaste", é o recado à ministra.
Também no distrito de Aveiro, mas em Ovar, volta a festejar-se o dia de Carnaval, e no de Viseu os festejos passam por Lamego, Carregal do Sal e Nelas.
Já bem a norte, o Carnaval transmontano, no distrito de Vila Real, festeja-se recorrendo às raízes pagãs, apostando nas rusgas dos Caretos, desfiles de aldeia com figuras cuja identidade ou sexo é "escondida" pela indumentária carnavalesca, que cantam, dançam e fazem "diabices" nos cafés e espaços públicos.
Pouco pagã é a comemoração do Entrudo de Justes, concelho de Vila Real, onde desde há 18 anos uma concentração motard anima a terça- feira de Carnaval.
Em Arcos de Valdevez, no Minho, o antigo futebolista Eusébio da Silva Ferreira vai ser o Rei do Carnaval num cortejo dedicado ao Euro 2004.
A desfilar vão estar precisamente 2.004 figurantes, equipados e pintados com as cores da Selecção Nacional, e ainda três carros alegóricos, o primeiro dos quais transportará Eusébio


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®