domingo, 2 de Novembro de 2025  12:18
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-08-2015

Festival do Bacalhau abre portas ao final da tarde no Jardim Oudinot.



O Festival do Bacalhau investe 230 mil euros na edição de 2015 e reafirma a aposta no mercado Ibérico. A partir de hoje e até domingo, o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, promete atrair milhares de visitantes. Considerado o “maior” Festival do Bacalhau do país, o encontro cultural e gastronómico abre portas às 17h30. Após a sessão de abertura, começam a decorrer no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, mais de cem atividades, que se realizarão de manhã à noite, intercaladas com a “obrigatória” passagem por uma das dez “tasquinhas” de bacalhau.

A animação começa no Palco Ria, situado junto ao Navio Museu Santo André, com o concerto dos Tape Junk, às 18h00, seguido da atuação do Ensemble Banda Música Nova e do baile folk dos Bailómondo.

No Pavilhão Terra e Mar, às 21h00, o Chef André Lopes realiza o primeiro showcooking do evento, numa parceria com o Continente. Nos restantes dias, às 21h00, é a Teka que leva os chefs à cozinha, com destaque para a presença do Chef Augusto Gemelli, no dia 14; do Chef Miguel Oliveira, no dia 15; e da Chef Luísa Ginouliac, no dia 16.

Às 22h00, no mesmo local, é possível degustar Folar de Vale de Ílhavo com espumante da Bairrada. Também às 22h00, no Palco Principal começa o primeiro grande concerto do Festival, com Rouxinol Faduncho.

O bacalhau, o pão e o folar de Vale de Ílhavo, o azeite, o sal e o vinho da Bairrada são os principais ingredientes de uma viagem de sabores, que dura cinco dias. De quinta-feira a sábado, há quatro showcookings por dia: às 14h00, às 17h00, às 18h30 e às 21h00, com a particularidade de às 18h30 ser exclusivo a chefs “de palmo e meio”, uma das novidades da edição 2015 do Festival.

Neste espaço, ouve-se também falar do mar com a apresentação de livros sobre o Mar, como “Ecos do Grande Norte – Recordações da Pesca do Bacalhau”, uma obra de Valdemar Aveiro. A vertente cultural está reforçada com a exposição “Cartazes da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau”.

Este ano a habitual mostra de Artesanato realiza-se numa tenda adjacente. E haverá venda de bacalhau e derivados no local. Uma das novidades anunciadas pela organização que pretende afirmar o Município no país e em Espanha pela sua tradição associada à pesca do bacalhau (com áudio).

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®