domingo, 2 de Novembro de 2025  21:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-03-2004

Porto/Aveiro/Salamanca/Valladolid crucial


Aveiro - Salamanca - TGV

O presidente da Associação Portuguesa para o desenvolvimento do Transporte Ferroviário (ADFER) defendeu que a ligação Porto/Aveiro/Salamanca/Valladolid em alta velocidade (TGV) é crucial para o desenvolvimento e competitividade de Portugal.
"O Eixo Atlântico é um factor fundamental da competitividade externa portuguesa porque é através do corredor da Beira Alta, que resulta da conjugação dos Vales do Vouga e do Mondego, que existem maiores potencialidades para as exportações, para o tráfego de mercadorias e, complementarmente, para o tráfego de passageiros", afirmou Arménio Matias.
O ex-administrador da CP falava a propósito de um debate sobre "A nova rede de alta velocidade e o Norte de Portugal: a perspectiva de Aveiro", em que hoje vai participar naquela cidade.
Organizado pelo Fórum Portucalense - Associação Cívica para o Desenvolvimento da Região Norte, o debate contará ainda com a intervenção do também ex-administrador da CP e ex-presidente da RAVE (empresa que gere o projecto de alta velocidade ferroviária em Portugal), Manuel Moura.
Segundo salientou Arménio Matias, se é um facto que a ligação à Galiza é decisiva para fazer do Porto a capital do Noroeste Peninsular, o facto é que esta "não deixa de ser uma ligação de carácter regional e interesse marcadamente local".
Já as duas ligações a Nascente (Porto/Aveiro/Salamanca/Valladolid e Lisboa/Badajoz/Madrid) têm um carácter "marcadamente nacional" e são "extremamente importantes para o desenvolvimento e competitividade do país".
"Este projecto é importantíssimo e não pode ficar adormecido", sublinhou Arménio Matias, que diz pretender "sensibilizar as forças vivas da região para a importância deste projecto e para a luta que têm que travar" para que não seja esquecido.
Uma eventualidade que diz ter esperanças de não vir a acontecer, já que o bom exemplo espanhol em matéria de TGV é suficientemente "forte e próximo" para que se acabe por tomar consciência e lutar pelos "reais interesses" do país e das várias regiões.



ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®