domingo, 2 de Novembro de 2025  16:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-10-2015

Turismo em Aveiro cresceu 40% nos meses de Verão.



A entidade regional de Turismo do Centro confirma o crescimento na casa dos 40% no turismo aveirense, comparando dados entre 2014 e 2015. Em 2015, Aveiro "está a crescer o dobro da média nacional" (40.84%) numa realidade que Pedro Machado (TCP) defende como o retorno da aposta feita ao longo dos anos e de uma certa estabilidade que regressou aos principais mercados emissores (Portugal e Espanha). Por mercados emissores, Espanha lidera com um crescimento de 43%, a França cresce 74%, a Alemanha 33%, a Holanda 98% e a Itália 48%. Brasil, Bélgica, Reino Unido, EUA e Polónia fecham o top.

Em Aveiro, o total de "camas vendidas" atingiu as 70.556 em Junho, Julho e Agosto tendo por base informação de 8 das 13 unidades hoteleiras existentes. O crescimento é na ordem dos 11,29%, quanto a dormidas. “Empresas, empresários, autarquias e TCP estão de parabéns”, resume Pedro Machado.

“São dados animadores”, conclui o autarca de Aveiro, Ribau Esteves, que destaca o papel da TCP, da Câmara e de agentes económicos (hotelaria, comércio, operadores náuticos) e que vê nos indicadores uma mudança de ciclo. “Arrumamos bandeiras negativas com as taxas turísticas e estamos a testar novas formas de servir o turismo”.

“Ano de ouro” para a Região Centro, na classificação de Pedro Machado que destaca os galardões recebidos na BTL como melhor stand e nos prémios Publituris como melhor região de turismo. “É importante o reconhecimento que estamos a desenvolver. Não é o foco da nossa atividade mas é importante”.

A Região Centro representa 21% dos municípios e 22% da população portuguesa. Trata-se de uma região que engloba 100 Municípios. Pedro Machado não esconde que é um desafio “gigante”.

De 2012 a 2014, "tempo de crise, o país sentiu a imagem negativa da assistência externa e a quebra do mercado interno". "Registou perdas devido à crise em Espanha que é o primeiro mercado externo. Houve contração em 2011, 2012 e 2013". “A curva mudou. Estamos a crescer”.

Aveiro já entregou o Plano Estratégico de Desenvolvimento que sustente valores culturais e ambientais e espera que daí venha uma nova dinâmica económica para o turismo. Criar condições para fixar os turistas por mais de um dia é objetivo que a autarquia quer aprofundar com a vitalidade dos Museus, os congressos internacionais a que a TCP acrescenta o turismo ligado à saúde.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®