domingo, 2 de Novembro de 2025  08:13
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-03-2004

Dança e poesia anteciparam Primavera


Silveiro

Uma sessão de dança e poesia, promovida pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, antecipou o ciclo da primavera, no auditório da União Desportiva Cultural e Recreativa no Silveiro, festejando o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Poesia.

VALEU A PENA

Este evento que sempre teve como palco o auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, desta feita, ocorreu no salão da União Desportiva Cultural e Recreativa do Silveiro e também com a introdução de uma variante, a dança, que abriu e fechou o sarau, numa feliz sementeira de ritmo e cor.
Como habitualmente e cada vez melhor no dizer ou declamar poesia, esteve o Grupo de Animação Cultural da Mamarrosa, conduzido por Rosinda de Oliveira, uma amante da poesia (ela mesmo com poesia publicada e a publicar brevemente outro livro) e da escrita.
Por sua vez, a assistência abrangia os alunos da área das Humanidades da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, acompanhados de alguns professores que, no fim, foram unânimes em afirmar que “valeu a pena”.

Os artistas da palavra dita disseram ou declamaram, com alma e paixão, alguns poemas de autores consagrados. Passaram por aquela aula autores como: José Gomes Ferreira (“Entrei no café com um rio na algibeira”); Sophia de Mello Breyner Andressen (“O pirata”); José Carlos Ary dos Santos (“A cidade é um chão de palavras”); Eugénio de Andrade (“Urgentemente” e “Adeus”); Vinícius Morais (“A Rosa de Hiroshima”); Fernanda de Castro (“Reminiscências”); David Mourão Ferreira (“Deixa ficar a flor”).
Foram declamados ainda poesias de Viriato Cruz, poeta angolano, (“Namoro” que sempre dispõe bem); Vinícius de Morais (“A Rosa de Hiroshima”) e o esloveno, Julius Lenko (“ Na biblioteca depois da guerra”).
Foi lido ainda um belo poema da autoria colectiva de alunos do IPSB, Bustos, intitulado, “Progresso/Natureza” dedicado à tragédia ocorrida em Espanha e, fora do programa e como surpresa, “Com semente e frutos”, de Armor Pires Mota, que dito no Dia do Pai, foi uma homenagem a todos os que o são.
Os declamadores foram Granjeia Seabra, Rosa Maria, Marisa, Dulce e Diana.
O grupo de dança da mesma Associação, encerrou o espectáculo com nova “Dança Jovem”, em que intervieram Ana Paula, Cláudia, Lúcia, Marina, Sónia, Tânia Isabel e Diana, que já haviam participado na “Dança Jovem” da abertura.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®