domingo, 2 de Novembro de 2025  17:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-10-2015

Albergaria entre os Municípios com melhor desempenho financeiro.



Albergaria-a-Velha faz contas à evolução no ranking de desempenho financeiro e diz que está entre os melhores a nível nacional de acordo com o Anuário dos Municípios Portugueses 2014, realizado pela Ordem dos Contabilistas Certificados. Entre os Municípios de média dimensão, Albergaria encontra-se em 11.º lugar no ranking global nacional, tendo subido cinco posições face a 2013. Está à frente de Viseu (12.º) ou Vila do Conde (14.º), por exemplo. No que toca à Região de Aveiro, o Município Albergariense é o quinto com o melhor desempenho financeiro mas, considerando apenas os de média dimensão, sobe para o quarto lugar.

O Presidente da Câmara, António Loureiro, refere que os resultados apresentados no Anuário são o reconhecimento do esforço que o Executivo tem feito para melhorar os indicadores financeiros do Município. “Manifestam o rigor na gestão da causa pública, no sentido de melhor servir a comunidade. Um Município com as contas arrumadas consegue servir melhor as pessoas e serve também de exemplo”, adiantou o Autarca Albergariense.

Albergaria-a-Velha é dos Municípios que refletiu uma das maiores perdas de IMI, o imposto municipal sobre imóveis. Entre 2013 e 2014 sofreu uma variação negativa de 7,6 por cento, o equivalente a menos 209 141 euros em receitas cobradas. António Loureiro explicou que o Município adotou a taxa reduzida de IMI, de 0,3 por cento, desde 2013, como forma de aliviar a carga fiscal dos munícipes.

Um dos rankings de maior importância é aquele que revela o grau de execução da receita cobrada em 2014, uma vez que é o indicador de referência para a eficácia da gestão financeira autárquica. Albergaria-a-Velha alcança 94,2 por cento de execução de receita cobrada, um índice que tem vindo sempre a melhorar (78,9 por cento, em 2012; 88,7 por cento, em 2013).

De resto, Albergaria é um dos Municípios com o menor prazo médio de pagamentos, demorando quatro dias a pagar aos fornecedores. Em 2013, registava uma média de um dia, mas nos anos anteriores esse valor era bastante mais alto, variando entre os 61 dias, em 2009, e os 16 dias, em 2012.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®