domingo, 2 de Novembro de 2025  05:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-04-2004

Universidade da Lusíada no próximo ano lectivo


Anadia

A Universidade Lusíada apresentou, ontem, o projecto para a criação de uma universidade na Bairrada, através da Fundação Minerva e em parceria com a Câmara de Anadia, que poderá funcionar já no próximo ano lectivo.
Martins da Cruz, presidente da Fundação Minerva, que gere as universidades do grupo, salientou que a nova universidade será uma alternativa na região, já que "vai ministrar áreas que não são contempladas nas Universidades de Aveiro e Coimbra".
O presidente da Fundação referiu que a missão da nova universidade passará pelo ensino e formação, investigação científica e tecnológica, bem como a prestação de serviços à comunidade.
Martins da Cruz justificou a localização do novo estabelecimento de ensino superior por estar numa região com "crescimento superior ao do país", onde há "vitalidade económica", e que precisa de "capital humano formado".
A candidatura da Universidade Lusíada do Centro foi apresentada ao Governo a 15 de Novembro e aguarda decisão favorável para a sua instalação.
Vai nascer com seis licenciaturas: aproveitamento de recursos hídricos, ciências da alimentação, enologia, enfermagem, reabilitação e termalismo e higiene e segurança no trabalho.
Terá ainda sete cursos profissionalizantes, de nível pós- secundário.
Segundo Martins da Cruz, a nova universidade é "puramente de base tecnológica" e pretende vir a ser uma referência regional e nacional.
No acordo estabelecido com a autarquia, prevê-se que a Câmara suporte as instalações e disponibilize outros apoios.
O presidente da Câmara, Litério Marques, justificou o apoio à futura universidade por ser "factor impulsionador do tecido empresarial da região" e corresponder a uma "reivindicação de Anadia já com largos anos".
Segundo Vasco Ribeiro, um dos responsáveis pelo projecto, a Universidade Lusíada do Centro poderá abrir já no próximo ano lectivo na Curia e Anadia, usando as instalações do antigo Hotel da Boavista, do Museu do Vinho e da Quinta dos Cabrais.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®