domingo, 2 de Novembro de 2025  11:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-11-2015

Região de Aveiro, Câmara de Ílhavo e Universidade no Fórum do Mar.



A Universidade de Aveiro vai participar no Fórum do Mar que arranca esta terça e se prolonga até quinta, na Exponor, em Matosinhos. A participação da UA está integrada no stand da Região de Aveiro, com o lema "Região de Aveiro - Um futuro com Mar". A UA planeou a sua presença no sentido de mostrar diversas facetas da investigação e inovação desenvolvida na instituição, com potencial aplicação nos diversos setores da economia do mar.

Participam, pela Universidade de Aveiro, o Instituto de Ciência e Tecnologias Marinhas de Aveiro (AIMARE), a Plataforma Tecnológica do Mar, uma das estruturas de interface da UA com a sociedade, e várias unidades de investigação e unidades orgânicas.

O Departamento de Física apresenta sistemas de monitorização dos parâmetros físicos das massas de água. O Departamento de Química mostra nano-adsorventes magnéticos e espumas de óxido de grafeno, cuja aplicação permite o tratamento de águas, nomeadamente a remoção de metais da fase aquosa.

O Departamento de Engenharia Mecânica apresenta espumas de alumínio, um material cuja aplicação ao setor naval é muito interessante pelas suas características físicas. Uma maquete do Porto de Leixões, uma das peças essenciais a estudos de minimização de poluição atmosférica, por exemplo em consequência de descargas portuárias de sucatas, é o exemplo apresentado pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento. O Departamento de Geociências propõe uma magnetómetro, cuja utilização foi essencial em estudos geofísicos que apoiaram, por exemplo, a descoberta do sítio arqueológico "Ria de Aveiro A".

A mostra também servirá para divulgação do ECOMARE, estrutura de investigação aplicada e divulgação da ciência que fará de interface entre a UA, a sociedade e os agentes económicos no que toca às questões do mar.

Para além da UA, estarão presentes no stand, cujo lema é " Região de Aveiro - Um Futuro com Mar", o Grupo de Ação Costeira (liderado pela Comunidade Intermunicpal da Região de Aveiro), a Câmara Municipal de Ílhavo, a Comunidade Portuária de Aveiro e o Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®