domingo, 2 de Novembro de 2025  12:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-11-2015

Arquivo de Albergaria recebe novos documentos.



O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha vai receber um conjunto de coleções de projetos, jornais, alguns já extintos, e partituras doadas por munícipes ou instituições do Concelho. Os protocolos de algumas doações foram assinados durante uma cerimónia que assinalou o sétimo aniversário daquele equipamento municipal. O Vereador da Cultura, Delfim Bismarck, descreveu a importância de algumas doações e coleções únicas, como os projetos do antigo arquiteto e desenhador João Gomes Soares, doados por António Fernando Melo de Oliveira.

A doação consiste em sete projetos, quatro fotografias e outra documentação. Gomes Soares foi um arquiteto natural de Albergaria-a-Velha, numa altura em que a profissão ainda não existia em Portugal, no início do século XX.

Foi responsável por algumas obras de referência como o Palace Garage Hotel, um edifício “Art Deco” no centro de Albergaria que foi entretanto demolido, ou a Casa de Maria Arménia de Figueiredo Aidos, em Beduído, Alquerubim.

Helder Bastos Rodrigues da Silva doou uma coleção de jornais Beira Vouga, datados de 1962 a 1978, abrangendo o período revolucionário. Delfim Bismarck referiu que muitos destes exemplares são bastante raros e que esta doação preenche as falhas que ainda existem na coleção deste título Albergariense e Severense.

Por seu turno, Fausto Vidal, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, doou, em nome da instituição, uma coleção completa do “Jornal de Albergaria”, do período que vai de 1924 a 1968. “Vamos preencher algumas lacunas com esta coleção, que é muito rara. Alguns jornais chegavam a ter só uma ou duas páginas e na maior parte das coleções conhecidas faltam essas edições. É para nós um motivo de grande orgulho ter as coleções das publicações de Albergaria-a- Velha quase todas completas”, referiu o Vice-Presidente da Câmara.

Foi igualmente doado o arquivo do jornal “Arauto de Osseloa”, por Rui Tavares. Trata-se de um título produzido nas décadas de 1970 e 1980, dirigido e editado por Vasco Mourisca, um jurista conhecido em Albergaria pela sua excentricidade e pelo seu interesse pelo Espiritismo. O Arquivo Municipal vai também receber um conjunto de partituras da Colecção de João Ferreira Pinto, artista e fotógrafo amador, doados por Fátima Achando.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®