domingo, 2 de Novembro de 2025  08:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-04-2004

Produtores criam associação para exigir justiça


Leite

Um grupo de produtores de leite, que integra as regiões de Entre Douro e Minho, Aveiro e Murtosa, anunciou ontem a criação de uma associação para exigir justiça na distribuição de quotas do sector.
O representante da comissão instaladora da nova associação, Manuel Vilaça, disse hoje à agência Lusa que o grupo vai pedir quarta-feira ajuda à Comissão Parlamentar de Agricultura para que sejam corrigidas as injustiças existentes nas quotas do leite.
"As quotas leiteiras estão a ser negociadas por baixo da mesa pelos compradores, prejudicando os pequenos produtores", acusou o responsável.
Manuel Vilaça falava no final de uma reunião de pequenos produtores, realizada hoje no Parque de Exposições de Braga, para criar uma associação e preparar acções imediatas.
No encontro estiveram presentes produtores da região de Entre Douro e Minho e das zonas de Aveiro e Murtosa, que vão integrar os corpos dirigentes do novo organismo.
Manuel Vilaça adiantou que os produtores vão dizer à Comissão Parlamentar de Agricultura que "não é justo que sejam 300 a pagar multa, quando foram 4.000 os que ultrapassaram a quota de produção".
Segundo Manuel Vilaça, os produtores de leite multados por excesso de produção querem que o Ministério da Agricultura crie uma "bolsa de quotas" de forma a "impedir a continuação de negócio de venda de quotas de leite, prejudicando os pequenos produtores".
Os produtores afirmam que não estão contra o sistema de quotas e as respectivas multas, mas que pretendem "um sistema de controlo do seu funcionamento, de modo a terminar com os casos flagrantes de injustiça que agora se verificam".
De acordo com Manuel Vilaça, há casos de produtores que excederam a quota e foram obrigados a pagar pouco mais de cinco mil euros, enquanto outros compraram quotas a produtores que não as utilizam, por 100 ou 150 mil euros, e não conseguiram obter o rendimento necessário do investimento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®