domingo, 2 de Novembro de 2025  12:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-11-2015

Georgino Rocha apresenta obra sobre a sinodalidade na vida da Igreja.



Georgino Rocha assina a obra “Igreja sinodal. A alegria da missão na sociedade secularizada” que será lançada na quarta-feira. O livro que o Padre Georgino Rocha apresenta, às 21 horas, no Centro Universitário Fé e Cultura, Aveiro, aborda o tema da sinodalidade.

No seu novo livro, de 288 páginas, o padre da Diocese de Aveiro desenvolve a ideia de que a sinodalidade é essencial para a identidade da Igreja e constitui uma resposta adequada à sociedade secularizada. O carácter sinodal manifesta-se na realização de sínodos, em especial, mas é mais do que isso. É um modo de ser da Igreja. Opõe-se à centralização, à hierarquização, à ausência de partilha de ideias e poderes.

“O Sínodo, pela orgânica de comunhão e pelo dinamismo de participação, o mais  alargada possível, denota um estilo marcado pela confiança nas pessoas e nas suas capacidades, pela prática do diálogo, pela valorização da experiência, das emoções e dos sentimentos, pela convicção da importância dos pequenos passos progressivos, dados em comum rumo a objetivos atraentes e mobilizadores, pela aceitação da diversidade de ritmos e da sempre necessária paciência e tolerância, pela procura de formas de intervenção face aos desafios da missão que exigem resposta adequada”, afirma o autor.

A sinodalidade vive-se não só no sínodo propriamente dito (a Igreja viveu recentemente um sínodo sobre a família, no Vaticano), mas em conselhos pastorais e económicos, em reuniões e assembleias, em celebração e equipas. Quatro dos onze capítulos do livro dedicam-se ao Sínodo de Aveiro, que aconteceu entre 1990 e 1995, envolvendo diretamente três milhares de pessoas.

A sessão de apresentação contará com intervenções de Júlio Pedrosa (antigo reitor da Universidade de Aveiro) e Cláudia Ventura (dirigente da Juventude Operária Católica), que participaram no Sínodo de Aveiro (1990-1995).

Haverá ainda um momento musical pela organista Marília Canhoto. D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, preside à sessão. O livro é publicado pela editora Tempo Novo, propriedade da Diocese de Aveiro, e tem o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.

Texto e foto: Correio do Vouga


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®