domingo, 2 de Novembro de 2025  05:32
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-01-2016

UA de luto por falecimento do fundador do laboratório de microbiologia.



A Universidade de Aveiro está de luto pelo falecimento de António Correia (1956-2016). O professor é considerado figura “marcante” para várias gerações de alunos de Biologia na UA. Professor catedrático do Departamento de Biologia (DBio) e coordenador do MicroLab, laboratório de Microbiologia, António Correia faleceu neste início de semana. Reitor e diretor do DBio “lamentam perda do cientista, amigo, gerador de consensos, determinado nas suas convicções e empenhado na causa da UA”.

Fundou e liderava o Laboratório de Microbiologia (MicroLab), atualmente com mais de 40 membros. Coordenou vários projetos de investigação, desenvolvendo trabalho reconhecido internacionalmente. Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas da especialidade e vários capítulos de livros. Orientou inúmeros alunos de graduação e pós-graduação.

O Reitor da UA, Manuel António Assunção, lamentou a perda do amigo, do cientista empenhado na melhoria da qualidade de investigação e do ensino da UA, gerador de consensos e determinado na sua convicções.

“Partiu alguém que ajudou a edificar o projecto da Universidade de Aveiro durante 32 anos. Alguém que foi reconhecido pela sua paixão pelo ensino e pela qualidade das suas aulas; e que será lembrado por tantas e tantos estudantes que tiveram o privilégio de conviver com o seu entusiasmo e a sua dedicação. Alguém que, através da fundação e da liderança do Laboratório de Microbiologia - hoje com mais de 40 elementos -, mostrou perceber bem a importância da pesquisa, ao mais alto nível, para o sucesso da UA. Foi um docente e um investigador sempre presente, assumindo-se como um exemplo de grande responsabilidade institucional.”

“Equilibrado, calmo, com o sentido de vida e estratégico que lhe era dado pelo que transportava consigo desde 2000, assim era o António Correia desde que o conheci. Tornou-se meu amigo pessoal e o meu principal confidente e estratego para as questões da vida profissional. Muito do que é, e será, o DBio resulta da consensualização sempre procurada e feita entre os dois.”, afirma Amadeu Soares, diretor do Departamento de Biologia.

O corpo está em câmara ardente na Capela Mortuária da Igreja Paroquial de Linda-a-Velha, Lisboa, seguindo esta tarde, pelas 15h30, para o crematório de Barcarena.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®