domingo, 2 de Novembro de 2025  10:38
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-01-2016

Turismo do Porto, Norte e Centro unem esforços na FITUR para impressionar mercado Espanhol.



Turismo do Porto e Norte de Portugal e Turismo do Centro vão juntos a uma das maiores feiras internacionais de turismo em Madrid. Marcam presença, na FITUR, de 20 a 24 de janeiro, com os Chefs André Silva, Pedro Lemos e Mário Ramos a mostrar  potencial de gastronomia e vinhos. Um palco comum no qual vão desfilar a gastronomia e os vinhos do Porto e Norte e Centro de Portugal. É este o conceito do stand destes dois destinos turísticos que concentra, em 135 metros quadrados, a vontade de contribuir para aumentar o reconhecimento pelo público da FITUR, nomeadamente o espanhol, das valências da gastronomia e dos vinhos do Norte e do Centro de Portugal como ferramenta de consumo turístico e utilizar estes produtos como âncora e complemento dos outros produtos a promover.

Aumentar o interesse dos operadores turísticos e da imprensa espanhola nas regiões Porto e Norte e Centro de Portugal e reforçar a afirmação dos destinos a nível internacional são os dois grandes objetivos nesta feira internacional.

“2015 foi um ano marcante para a promoção do Turismo do Porto e Norte em Espanha e o mercado espanhol tem reagido de forma muito positiva às propostas do nosso destino. A gastronomia e o vinho são o maior potencial turístico do nosso território e são representantes e fatores de atratividade de excelência para promover a região como destino turístico no seu todo, disse Melchior Moreira, Presidente da TPNP, explicando que “é fundamental apostar no reforço da notoriedade da cozinha portuguesa no país vizinho e termos presentes duas estrelas Michelin revela a importância que esta participação representa para nós”.

“Portugal é o segundo destino turístico mundial para Espanha, com uma quota de 12% no fluxo total de outbound. Este dado demonstra a importância que o mercado espanhol tem para Portugal. É o primeiro mercado turístico externo para a região Centro. Em 2015 a procura dos turistas espanhóis cresceu cerca de 12% gerando mais de 500 mil dormidas na hotelaria regional. É também um mercado com muitas afinidades culturais e emocionais. A participação na FITUR vem reforçar a nossa presença no mercado espanhol, antecipando a páscoa, época com significativo fluxo de turistas espanhóis”, diz Pedro Machado, presidente da TCP.

O programa de dinamização do stand da TPNP e TCP convida os seus visitantes a envolverem-se numa ação experimental eno-gastronómica proporcionada por diferentes sabores, aromas e sensações. O Chef André Silva, da Casa da Calçada com estrela Michelin, e o Chef Mário Ramos, do restaurante Helana, apresentam as suas propostas de 20 a 22 de janeiro; o Chef Pedro Lemos, do restaurante Pedro Lemos também com estrela Michelin, apresenta de 23 a 24 de janeiro. Os vinhos das duas regiões vão ser apresentados pelo wine communicator, Paulo Russell-Pinto.

A FITUR é um dos certames mais importantes do sector turístico a nível mundial que reúne os principais operadores turísticos de Espanha e de outros mercados europeus, contando igualmente com inúmeras participações internacionais provenientes de países menos tradicionais como a China, Japão, Rússia, Turquia e Emirados Árabes. Em 2015, a FITUR atraiu cerca de 125 mil profissionais de 139 países num total de 222.551 visitantes.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®