domingo, 2 de Novembro de 2025  08:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-04-2004

Durão sublinha desenvolvimento ensino superior



O primeiro-ministro, Durão Barroso, homenageou ontem, em Aveiro, o 25 de Abril pelo "grande desenvolvimento do ensino superior em 30 anos" e defendeu a virtualidade da coexistência do ensino politécnico e superior de forma integrada.
Falando na Universidade de Aveiro, na sessão evocativa dos 30 anos da Revolução de Abril, Durão Barroso considerou que aquela instituição, também com 30 anos, é um exemplo de que "a conjugação do ensino politécnico e universitário é um bom modelo".
"Só com um sistema tecnológico de qualidade é possível enfrentar a melhoria da competitividade", disse o primeiro-ministro, aludindo à competição advinda do alargamento da União Europeia.
Durão Barroso valorizou o esforço do Governo nessa área, nomeadamente através do Plano de Acção para a Investigação e Desenvolvimento - procurando aumentar o investimento público e promover o investimento privado em investigação -, para aumentar os recursos qualificados em ciências e tecnologias e o emprego científico.
O Estatuto do Mecenato Científico e a concessão de mais cinco mil bolsas até 2006 para mestrados e doutoramentos, mas também a atribuição de bolsas a licenciados e incentivos à inserção de mestres e doutores, além de bolsas de investigação para que quem está a investigar no estrangeiro o possa fazer em Portugal, foram algumas das medidas concretas referidas por Durão Barroso para concretizar esses objectivos.
Ao culminar um dia dedicado ao ensino superior, que o levou à Covilhã e a Castelo Branco, Durão Barroso anunciou ainda na Universidade de Aveiro a criação de um pólo daquela instituição em Oliveira de Azeméis.
A nova escola superior, segundo Durão Barroso, é "uma decisão estratégica para reforçar a capacidade de intervenção da Universidade de Aveiro, que permite criar o ensino superior numa zona populosa e industrializada e com grandes carências de formação".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®