domingo, 2 de Novembro de 2025  05:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-01-2016

Professora do agrupamento da Gafanha da Nazaré vence prémio Aquilino Ribeiro.



A investigadora e professora de português do ensino secundário Maria da Nazaré de Matos venceu o 1.º Prémio Aquilino Ribeiro com um ensaio considerado "inédito". O prémio, no valor de 10 mil euros, resulta de um concurso sobre obras inéditas de ensaio em torno do universo de Aquilino Ribeiro, promovido pelo Centro de Estudos Aquilino Ribeiro, com o alto patrocínio do Município de Viseu.

A professora, de 59 anos, do agrupamento de escolas da Gafanha da Nazaré, explica que o ensaio aborda o espaço nos Contos de Aquilino Ribeiro. "Iniciei esse estudo nos Contos, na narrativa breve, porque considero que é uma forma de chegar primeiramente aos alunos. São narrativas curtas e é uma forma de os cativar para Aquilino Ribeiro". Maria da Nazaré de Matos lamentou que Aquilino Ribeiro esteja "um bocadinho arredado da escola e dos programas" e desejou que o prémio permita dar visibilidade ao tema.

"Será muito enriquecedor voltar a ler textos de Aquilino na escola, não que seja estudado na dimensão em que hoje é estudado Fernando Pessoa, mas, pelo menos, que faça parte do programa com pequenos textos e que comecemos por aí".

A professora da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré já recebeu felicitações da comunidade escolar pelo prémio conseguido. Para a presidente do agrupamento de escolas este é um prémio que traz “orgulho” às escolas.

“É com enorme orgulho que felicitamos a docente Nazaré Matos que viu assim reconhecido, por unanimidade, o seu mérito, a sua investigação e produção literária. O júri destacou a consensualidade quanto ao trabalho apresentado, a qualidade e o rigor da escrita (o que considerou cada vez mais raro) assim como a sua exemplaridade em termos pedagógicos. Parabéns Nazaré. É um orgulho para todos nós”.

O representante do júri, autarca de Viseu, Henrique Almeida, assumiu que a escolha foi consensual. "Foi consensual a opção por este trabalho, que se espera que venha a ser editado, depois de reconfigurado para um público mais alargado. Distanciou-se dos restantes logo numa primeira linha, quer pela sua estrutura, qualidade de linguagem, rigor de análise à temática e abertura, que possibilita aos leitores uma maior acessibilidade e paixão à obra de Aquilino".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®