domingo, 2 de Novembro de 2025  05:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-01-2016

Ministro da Cultura apoia classificação do Buçaco como Monumento Nacional e candidatura a património da UNESCO.



O ministro da Cultura, João Soares, mostrou abertura para a classificação do Buçaco como Monumento Nacional e considerou "justa" e "legítima" a aspiração da Fundação Mata do Buçaco e da Câmara Municipal da Mealhada em candidatar o referido espaço de riqueza florestal, histórica e religiosa a Património da UNESCO, o que deverá acontecer em 2017 ou 2018.

Recorde-se que a classificação do Buçaco como Monumento Nacional está apenas dependente da aprovação do Ministério da Cultura e consequente ratificação por parte do Conselho de Ministros. Um facto que o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, acredita que aconteça em 2016.

"Se for feita justiça, como acredito que será, não tenho dúvidas que o Buçaco será Monumento Nacional ainda este ano. Conheço monumentos nacionais que não têm, nem de perto, nem de longe, a imponência e a grandeza histórica e cultural do Buçaco, pelo que não há razão para que essa distinção não nos seja atribuída a curto prazo", afirmou o autarca da Mealhada.

Já quanto ao projeto de candidatura a Património da UNESCO, Rui Marqueiro foi prudente nas palavras, mas não deixou de revelar que ele próprio e o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, vão reunir, na próxima segunda-feira de manhã, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, com a presidente da Comissão Nacional da UNESCO, a embaixadora Ana Martinho, a quem vão entregar alguma documentação.

Antes de abandonar o concelho da Mealhada, o ministro João Soares fez questão de visitar, no Luso, a casa onde o antigo líder histórico do PCP, Álvaro Cunhal, foi preso pela PIDE. Na passagem pela Mealhada esteve ainda em contacto com o ator Gérard Depardieu e a equipa produtora de um filme sobre Estaline que está em rodagem no Buçaco.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®