domingo, 2 de Novembro de 2025  05:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-01-2016

ERSUC diz que dados sobre lixos de Coimbra e Aveiro correspondem à realidade.



A empresa responsável pelo tratamento de lixo dos distritos de Coimbra e Aveiro disse hoje que os resíduos que mandou em 2014 para reciclagem correspondem à realidade e aos dados do seu relatório e contas naquele ano.

"Todos os elementos" que a ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro relata correspondem "rigorosamente à realidade", assegurou hoje à agência Lusa o administrador-delegado da empresa, Alberto Santos.

A Quercus denunciou hoje que a empresa enviou para aterro 46% dos resíduos, quase o dobro do que refere o seu relatório e contas de 2014 e que seria o desejável.

"Comunicámos à APA [Agência Portuguesa do Ambiente] os nossos cálculos e recebemos uma carta a dizer que, de facto, a ERSUC não enviava apenas 25% de resíduos para aterro, mas enviava 46%, ou seja, o dobro praticamente do que dizia no seu relatório e contas, o que quer dizer que a nossa estimativa estava correta", disse à agência Lusa Rui Berkemeier, coordenador do Centro de Informação de Resíduos da Quercus. "Reafirmo que todos os elementos que a ERSUC relata, quer em suporte físico, quer virtual, nos termos da lei, correspondem rigorosamente à realidade", sublinhou Alberto Santos.

Sobre os cálculos das percentagens de resíduos enviados para aterro e para tratamento, o responsável da empresa considera que "cada entidade faz as contas que entender".

Alberto Santos disse, por outro lado, que até ao momento em que falava à agência Lusa, ao final da manhã de hoje, não tinha conhecimento da carta da APA que a Quercus refere ter recebido, confirmando as estimativas da associação ambientalista sobre lixos encaminhados para aterro e tratados.

Os elementos relativos à gestão de resíduos da ERSUC são os que constam no portal da APA ("que é o sítio onde têm de ser registados") e, naturalmente, "coincidem" com os elementos inscritos nos relatórios da empresa, acrescenta.

A Quercus fez uma avaliação dos sistemas de tratamento de resíduos urbanos da ERSUC e das quantidades de lixo que eram enviadas para aterro porque tinha "algumas suspeitas de que não estariam a funcionar como era dito".

No relatório e contas da empresa referente a 2014, disponível no seu "site", é referido que, "das 349.480 toneladas de resíduos encaminhados para tratamento e valorização através do tratamento mecânico e biológico, 87.370 toneladas foram depositadas em aterro", ou seja, 25% dos resíduos.

 

 

Fonte: Lusa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®