domingo, 2 de Novembro de 2025  16:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-02-2016

“Esta realidade demonstra a incapacidade de gestão deste processo por parte da maioria do PSD/PP/PPM” – Vereadores do PS sobre transportes.



Os vereadores do Partido Socialista na Câmara de Aveiro insistem na tese da municipalização dos transportes e a declaração de votos na recente adjudicação do concurso de concessão de transportes deixou vincada essa aposta como forma de ganhar tempo até um quadro de intermunicipalização. Eduardo Feio, João Sousa e Paula Urbano lembram posições em consonância com esta ideia de serviço público assegurada pela autarquia votando contra a concessão. Para o PS a melhor solução seria manter um serviço municipal de mobilidade e avançar em 2019 para uma “solução intermunicipal de mobilidade integrada”.

A proposta vencedora vai afetar à Concessão dos Transportes Urbanos de Passageiros “viaturas usadas” e vai manter no Transporte Fluvial todas as embarcações já existentes. Realidade que não agrada aos socialistas. “Tal fato contraria a posição expressa pela maioria no lançamento do Concurso, em que apenas a concessão permitiria o investimento na aquisição de novas viaturas e embarcações. Veio-se a verificar que tal não está previsto na proposta vencedora”.

E nem a recuperação do centro coordenador de transportes merece nota positiva na leitura dos vereadores. “Esta opção é suportada por uma filosofia e uma arquitetura que não se adequa, no nosso entendimento, às necessidades atuais de uma função importante numa zona nobre da expansão do centro da cidade, que devia ser valorizada e potenciada por uma operação de qualificação urbana, que aproveitasse, não só a área do CCT como também a do parque e oficinas da Moveaveiro, bem como os restantes terrenos que o Município possui na área.”Os Vereadores realçam o que apelidam de “falhanço” do primeiro procedimento de concessão e reforçam a necessidade de ter mais argumentos para tal opção.

“A análise e justificação da proposta à luz dos estudos existentes no Plano Municipal de Mobilidade e do Plano Intermunicipal de Mobilidade deviam ter sido também evidenciadas. Vamos, assim, decidir sem ter presentes estudos e documentos essenciais ao próprio processo de decisão”.

A falta de cumprimento das transferências a que a autarquia esteve obrigada com a Move Aveiro, a “censura" ao processo de gestão da Moveaveiro nos últimos 9 anos, a “situação irregular de entrega” de parte de algumas linhas a um operador privado e o prolongamento dessa situação para lá do tempo previsto são apontados pelo PS como sinal de "incapacidade" na gestão do dossiê.

Para os vereadores do PS, Aveiro teria condições para a “definição de um serviço público de mobilidade, no quadro dos serviços municipalizados de Aveiro, que permitisse, no âmbito da anunciada reestruturação do enquadramento legal dos transportes e respetivas concessões, a ocorrer até ao fim de 2019, desenvolver um serviço publico de mobilidade que rentabilizasse todos os recursos existentes na região de Aveiro ao nível dos transportes coletivos e gerisse um sistema integrado na área da mobilidade, com recurso à definição de uma política pública de mobilidade assente nos instrumentos de planeamento atualmente em definição”.

A revisão dos termos da concessão foi também criticada com a autarquia obrigada a abrir cordões à bolsa para melhorar as contrapartidas no caderno de encargos. “Os Vereadores eleitos pelo Partido Socialista entendem ainda que a proposta vencedora, a única admitida, evidencia um custo global da concessão, para vinte anos, de 15.852.702 € mais IVA à taxa de 6%. Tal desembolso equivale anualmente a um dispêndio de 800.000 €, valor muito superior ao indicado inicialmente como referência para a concessão pela maioria PSD/PP/PPM”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®