domingo, 2 de Novembro de 2025  21:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-02-2016

Plataforma da UA ajuda a resolver problemas com criatividade e conhecimento.



A necessidade de desenvolver as capacidades colaborativas e o engenho dos estudantes em qualquer ciclo de estudos da Universidade de Aveiro (UA) foi sublinhada pelo Reitor, Manuel António Assunção, durante a apresentação da iniciativa ingenUA. É também o caso do terceiro ciclo de estudos, onde para além dos estudos especializados, os estudantes devem exercitar competências de liderança e de trabalho em equipa, acrescentou o Reitor. Nesse sentido, especialmente dirigida aos estudantes dos três ciclos, surge esta nova iniciativa.

Com o objetivo de estimular o brainpower de jovens universitários, fomentando o gosto, a capacidade e a vocação de pensar e investigar nas mais variadas áreas científicas, promovendo o trabalho colaborativo e a interdisciplinaridade através do desenvolvimento de projetos/desafios de curto prazo, a iniciativa ingenUA pretende envolver toda a comunidade académica e a sociedade em geral.

Membros da UA, empresas e outras entidades externas podem, assim, propor desafios, resolução de problemas concretos, mediante registo na plataforma, e num prazo não superior a seis meses. Em resposta, estudantes da UA podem propor-se à resolução do problema, com apoio de um mentor, e tomando a forma de: constituição de uma equipa multidisciplinar de três a cinco membros; consultadoria; prestação de serviços; criação de start-up, ou ainda noutros moldes.Nesta fase, os desafios devem estar enquadrados nas seguintes áreas: energia e sustentabilidade; saúde e bem-estar; tecnologias da informação, comunicação e eletrónica; segurança e qualidade alimentar; ambiente e mar; desenvolvimento regional.

O interesse da comunidade académica da UA na iniciativa ficou demonstrado na sessão. Quer pelo representante dos estudantes, Henrique Cruz, presidente da Associação Académica da UA (AAUAv), que manifestou o seu empenho em promovê-la e fomentar a adesão perante a comunidade estudantil, quer por dois dos diretores de unidades orgânicas: departamentos de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) e de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT).

O diretor do DETI, Paulo Ferreira, saudou “entusiasticamente” a iniciativa e sublinhou a sua “complementaridade” com iniciativas semelhantes em curso nesta unidade orgânica, nomeadamente a disciplina de Projeto, no terceiro ano do primeiro ciclo de estudos dos cursos do DETI, para a qual se constituem grupos mistos de alunos desta unidade orgânica e de outros cursos, como são os casos de Design e Engenharia e Gestão Industrial.

No DEGEIT existem também iniciativas semelhantes, explicou o diretor Carlos Costa, em que os alunos desta unidade orgânica trabalham em grupo com alunos do DETI, do Departamento de Línguas e Culturas ou de outras unidades orgânicas, para o mesmo objetivo: responder a desafios colocados, em muitos casos, por empresas que, assim, podem conseguir soluções para alguns dos seus problemas sem qualquer custo.

A iniciativa suscitou o interesse internacional, informou o Vice-reitor da UA, José Fernando Mendes. Cinco instituições da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa (CRUSOE) acolheram com interesse a criação da ingenUA. De tal forma, que estas cinco instituições – as universidades de Vigo e Salamanca, Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Politécnico do Porto, para além da UA que é líder do projeto – prepararam uma candidatura conjunta ao programa Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP). 

A aprovação da candidatura e subsequente financiamento permitirá criar uma rede a funcionar nestas cinco instituições, afirmou ainda o Vice-Reitor da UA, alargando o universo de atuação e o âmbito dos desafios colocados na rede. Caso a candidatura não seja financiada, as cinco instituições já demonstraram interesse em criar versões locais da iniciativa explicou ainda o responsável pelo projeto.

No momento da apresentação, a ingenUA já tinha 22 desafios publicados, 60 registo e quase 300 “like” na página do Facebook.

Texto: UA

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®