domingo, 2 de Novembro de 2025  21:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-02-2016

Antigos alunos da UA criam plataforma para hospitais veterinários.



Três antigos alunos da Universidade de Aveiro estão a desenvolver uma plataforma para apoio a clínicas e hospitais veterinários que permite mais eficiência no tratamento e maior aproximação entre os clínicos e os donos dos animais. Pet universal foi o nome dado à ideia de negócio instalada na Incubadora de Empresas da UA (IEUA).

A solução permite a gestão automática de checkin, chekout com questionário de satisfação, gestão de internamentos e acompanhamento de medicação. Mas, há também uma vertente destinada a donos de animais, com histórico de tratamentos, e uma outra de apoio a necessidades de abrigo.

A Pet universal é uma ideia de negócio promovida por Luís Pinto, 29 anos, mestre em Engenharia de Computadores e Telemática pela UA, Susana Costa, 29 anos, mestre em Engenharia e Gestão Industrial, também, pela UA, e Vítor Martins, 24 anos, ex-aluno de Luís Pinto no curso Programação de Sistemas de Informação, curso TeSP da Escola Superior de Gestão de Tecnologia de Águeda (ESTGA), unidade politécnica da UA.

Recentemente, a Pet universal começou a comercializar, depois de uma fase de desenvolvimento do produto (http://petuniversal.com/pt/projectos). A plataforma foi já instalada em várias clinicas e hospitais veterinários.

“Atualmente, grande parte da atividade hospitalar na clínica veterinária é ainda realizada com recurso a fichas em papel, o que cria processos morosos, passiveis de erros e impossíveis de automatização. Por isso, a nossa solução aposta na desmaterialização e automatização dos processos clínicos”, explica Susana Costa, diretora de operações (COO) da Pet universal. A plataforma ajuda na gestão hospitalar, nomeadamente internamentos, na medicação e na disponibilização de exames designa-se Hopi.

O próprio cliente poderá proceder ao checkin e ao checkout por intermédio de um tablet colocado na receção da clínica ou do hospital. O sistema faz a gestão da lista de utentes, pode articular-se com conteúdos informativos sobre cuidados de saúde ou de entretenimento e fazer ligação a uma emissão de televisão. Esta solução completa designa-se CiCo.

Em relação à vertente dirigida aos donos dos animais, “desenvolvemos uma aplicação que permite aos donos participar ativamente na saúde dos seus pets (animais de estimação), nomeadamente, criando um registo clínico e histórico dos tratamentos, contribuindo para a qualidade de vida dos animais”, afirma ainda a COO da jovem empresa.

A Pet universal pretende vir a conseguir um dia a integração das várias vertentes. A Pet universal não surgiu por acaso. Luís Pinto tem a companhia das suas gatas, Na Nac e Trun Trun, o “fiel amigo” de Susana Costa é o Sherlock e Vítor Martins tem em casa a palradora presença do papagaio africano Jó.

A ideia surgiu, portanto, do gosto pelos animais e pelas tecnologias. Numa fase inicial e ainda sem motivações económicas, levou à construção de uma plataforma para facilitar a identificação de abrigos para animais à espera de adoção na PRAVI – Projeto de Apoio a Vítimas Indefesas. De facto, essa vertente do projeto, de cariz mais social, ainda se mantém e a plataforma funciona também para ajudar na atividade de associações amigas de animais.

Embora, nesta fase, a atividade avance com financiamentos próprios, Luís Pinto não descarta a possibilidade de conseguir outras fontes de financiamento em fases posteriores, nomeadamente contactando business angels que já demonstraram o seu interesse, e avançar, em breve, para a internacionalização do negócio.

Texto e foto: UA

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®