domingo, 2 de Novembro de 2025  10:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-03-2016

Ferrovia: “Opção do Governo e da CE não pode ser tomada pelo mais barato, nem pela servidão aos gestores da pequena política de quem tem uma visão do século passado” – Região de Aveiro.



O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro afirma-se atento ao “Plano de Investimentos em Infraestruturas / Ferrovia 2020”, apresentado pelo Governo no passado dia 12 de Fevereiro, e lamenta que a qualificação da Linha do Vouga, entre Aveiro e Águeda, tenha ficado de fora. A mudança de Governo gerou mudanças nas prioridades e as autarquias não gostaram da “desqualificação”.

A ligação ferroviária a Espanha, a partir de Aveiro, é outro dos temas em análise e os Municípios sugerem que a decisão deve assentar na forma de reduzir os custos de logística das empresas e a rentabilidade do investimento público.

Temendo a discussão do tema em torno dos custos da reabilitação da linha da Beira Alta ou a construção de uma nova via entre Aveiro e Salamanca os autarcas advertem para os riscos de uma decisão baseada apenas no custo.

“Essa opção do Governo Português e da Comissão Europeia, não pode ser tomada pelo mais barato, nem pela servidão aos gestores da pequena política de quem tem uma visão do século passado e não uma visão de futuro, nem esquecendo o objetivo fundamental da competitividade da economia portuguesa”.

Ainda assim, defendem que deve ser requalificada a Linha da Beira Alta para a servidão do território percorrido “com a qualidade que as populações exigem e merecem, mesmo sendo uma zona pouco habitada e pouco industrializada”.

Ficou como ponto assente a importância de “desenvolver projetos da Ligação Ferroviária Aveiro / Salamanca com um traçado novo onde tecnicamente se exige, sem as inultrapassáveis limitações técnicas de várias zonas da Linha da Beira Alta, com a garantia de continuidade do corredor ferroviário em Espanha, onde a atual Linha também padece de graves limitações técnicas que têm de ser resolvidas a bem do investimento em Portugal”.

Os autarcas reclamam uma discussão mais aberta com apresentação de estudos, envolvimento de Autarcas e Associações Empresarias (Conselho Empresarial do Centro com sede em Coimbra), Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Associação Empresarial de Portugal (com sede no Porto) e da AI Minho (com sede em Braga), entidades que defendem a competitividade da ligação Aveiro – Salamanca. E defendem a auscultação da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes.

“Repudiamos os estudos técnicos rápidos, de circunstância e de encomenda, as propostas irreais e absurdas como a utilização da Linha do Douro para o transporte ferroviário de mercadorias do Porto de Leixões para a Europa, o folclore político poluidor da opinião pública, as palavras provocatórias e superficiais como a de chamar faraónica às opções competitivas apenas porque exigem mais investimento, a atitude de alguns alimentarem guerras no Centro/Norte de Portugal, enquanto no Sul se executam as obras e se capacita o território”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®