domingo, 2 de Novembro de 2025  02:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-05-2004

Do Minho a Águeda


26º GP Abimota

Foi com pompa e circunstância que foi apresentada, nas Caves Aliança, em Sangalhos, a 26.ª edição do Grande Prémio Abimota, que terá lugar de 20 a 23 de Maio, prova que, inscrita no calendário nacional da UVP/FPC, será disputada em cinco etapas em linha e destinada a corredores das categorias elite e esperanças.





VOLUNTARISMO COM EMPENHO

 A Região centro tem sido uma das fortes apostas da Abimota. A edição deste ano não foge à regra, mas a grande novidade prende-se com a descentralização para outras zonas do país, caso concreto do Minho. A primeira etapa começa mesmo em Terras de Bouro e termina em Braga. A exemplo do ano passado, a caravana irá terminar e começar uma etapa em Montemor-o-Velho e Coimbra, terminando, como tem sido da praxe, na Avenida Dr. Eugénio Ribeiro, em Águeda.
Quatro dias, cinco etapas, 590 quilómetros, 15 equipas, oito camisolas e um dos maiores pelotões (144 ciclistas) de sempre, dão corpo a uma das competições mais importantes do calendário velocipédico nacional.
Várias foram as entidades e personalidades ligadas ao ciclismo, e não só, que marcaram presença na conferência de imprensa.
Jorge Valente de Almeida, vice presidente da Abimota, mostrou o seu orgulho pelos 26 anos de GP, uma bonita idade, constituindo, na sua perspectiva, uma prova inequívoca da sua vitalidade.
No seu discurso, diria que “o GP Abimota é de pleno direito um marco incontornável do desporto velocipédico nacional. Esta edição não desmerecerá das anteriores. Continuamos a dar um forte contributo à modalidade, só possível graças ao voluntarismo e empenho de todos aqueles que fazem parte desta organização”.
Jorge Valente de Almeida referiu ainda que o GP é um marco importante para a Abimota no capítulo empresarial, maior e mais forte, e que poderá ter reflexo em futuros grandes prémios.
Fernando Castro, presidente do Conselho de Administração das Caves Aliança, fez as honras da casa, enaltecendo que Sangalhos é um dos berços do ciclismo de há muitos anos a esta parte.
Aquele empresário, salientou ainda que o GP Abimota é mais uma conquista para o desporto, aliás como tem sido até aqui.

MOTIVO DE ORGULHO

Por sua vez, Francisco Fernandes, vice presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, argumentou que “era um motivo de orgulho e satisfação para qualquer dirigente da modalidade este tipo de realizações. É um caminho difícil, um caminho cheio de dificuldades, mas é com estes esforços de todos aqueles que trabalham durante estes anos que se conseguem pôr de pé estas iniciativas”.
O dirigente federativo regozijou-se ainda pelo facto do GP Abimota ser uma das cinco provas mais antigas do calendário velocipédico, num ano muito especial para o ciclismo mundial.
Já Angelino Ferreira, da organização, deu a conhecer (através de ecrã gigante) as cinco etapas, tendo garantido que Hermínio Loureiro, secretário de Estado do Desporto, estará em Águeda no final do GP, e que a organização deu um salto qualitativo. A RODI reforçou o seu apoio, o que proporcionará que a televisão, em princípio, a RTP, faça a cobertura (resumos) de um dos maiores acontecimentos desportivos da nossa região.

PRÉMIO PARA O LABOR

Jorge Costa, vereador do desporto da Câmara Municipal de Águeda, fechou o painel de oradores. O autarca não tem dúvidas que este GP irá ser um grande êxito, valorizado em termos qualitativos, do Minho à Beira Litoral, e que vai ao encontro do trabalho que tem sido desencadeado pelos empresários das duas rodas.
Jorge Costa diria que “é um prémio para o labor e dedicação dos empresários das duas rodas, sediados no concelho de Águeda. Iniciativas deste género levam longe o nome da nossa terra e do concelho. Por isso, a Câmara Municipal de Águeda continua associar-se a este GP”.

Manuel Zappa

AS ETAPAS

1.ª etapa – 20 de Maio – Terras de Bouro – Braga – 126,8 Kms
2.ª etapa – 21 de Maio – Barcelos – Espinho – 120.5 Kms
3.ª etapa – 22 de Maio – Espinho – Montemor-o-Velho – 145.6 Kms
4.ª etapa – 23 de Maio – Montemor-o-Velho – Coimbra – 90.3 Kms
5.ª etapa – 23 de Maio – Coimbra – Águeda – 107.1Kms.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®