domingo, 2 de Novembro de 2025  02:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-05-2004

Bairrada – a região que amamos


Editorial

Desde que cheguei à gerência do Jornal da Bairrada que o Sr. Armor insiste comigo para escrever e ocupar, semanalmente, um cantinho a que institucionalmente chamam de Editorial. É uma tarefa que faço, com gosto e espírito de missão, volvidos cerca de um ano e meio em que aportei no JB, para ajudar, com o Sr. Vitor Rosa, a equipa que hoje faz o maior semanário do ainda Distrito de Aveiro.
A ideia é, semanalmente, olhar para o que vai acontecendo neste País em que vivemos e, de que orgulhosamente a Bairrada é uma região muito importante, dando uma visão, naturalmente pessoal, do que nela vai acontecendo.
A Bairrada é uma região bastante conhecida e importante no nosso País.
E comecemos mesmo por aí - a Bairrada.
Recentemente tive a oportunidade de, profissionalmente, acompanhar um grupo de brasileiros que visitaram o nosso País, com a escola e empresa onde trabalho. Naturalmente que lhes foi proporcionada uma visita ao nosso País e o destino turístico da Bairrada teve o privilégio de ser um dos escolhidos. Os nossos amigos simplesmente deliraram com o que a região lhes pode oferecer e do qual apenas lhe foi dado a conhecer um pequeno e limitado aroma. Todos sabemos que isto é normal acontecer, todos temos conhecimento que as empresas da Bairrada recebem bem e todos esperamos que os convidados vão satisfeitos e encantados com a região que amamos.
É verdade, isso ocorre todos os dias, mas todos os bairradinos já nem disso, provavelmente, têm uma correcta percepção. A Bairrada tem feito, nestes últimos anos, progressos fantásticos e, sobre eles, devemos olhar de uma forma positiva e pró-activa. O jeito para a crítica que todo o português tem, em demasia, impede-o de ver, a maior parte das vezes, as pequenas grandes coisas que fazemos diariamente. Por exemplo, o esforço e adaptação que as empresas bairradinas de vinhos fizeram para bem receber quem as visita e, assim, complementar o seu negócio principal com a vertente turística, será, mais tarde ou mais cedo, compensado. Da mesma forma, o investimento público ou privado, em recursos como o campo de golfe da Curia que poderá atrair um segmento de turismo com capacidade económica, em casas de cultura como o Museu do Vinho, ou em áreas que proporcionam a fixação de boas empresas e empreendedores, como as zonas industriais de Oliveira do Bairro, são exemplos bastantes do que de bom sabemos fazer.
É, muitas vezes, mais importante ter conhecimento e reforçamos, positivamente, o que vamos fazendo de bom, em detrimento da crítica, muitas vezes mesquinha, sobre assuntos e factos que deveriam apenas merecer a atenção e consumir, senão, o tempo necessário para as corrigirmos.

António Granjeia
Administrador do JB

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®