domingo, 2 de Novembro de 2025  18:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-03-2016

IDL distingue os melhores trabalhos literários no 5.º Concurso Literário D. Duarte de Lemos.



A Língua Portuguesa esteve em destaque na noite de 18 de março, no Cine-teatro S. Pedro, onde teve lugar a cerimónia de entrega de prémios relativos ao Concurso Literário D. Duarte de Lemos. O Departamento de Línguas do Instituto Duarte de Lemos dinamizou a quinta edição do Concurso Literário D. Duarte de Lemos, que visa não só homenagear a língua portuguesa, fomentando o gosto pela escrita, como também homenagear o senhor da terra da Trofa, D. Duarte de Lemos.

Este concurso literário, promovido junto de escolas a nível local e nacional, foi acolhido pelos jovens escritores de uma forma entusiástica, tendo sido apresentados a concurso vários contos inéditos em prosa de alunos do terceiro ciclo do ensino básico, subordinados ao tema “A amizade”.

A seleção dos melhores contos foi feita por um júri composto por Joaquim Vieira (jornalista e coautor da coleção “Duarte e Marta”), Elsa Corga (vereadora da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Águeda), Maria Conceição Vicente (autora de livros infanto-juvenis), Odete Ferreira (escritora), e João Coelho (Diretor Pedagógico do Instituto Duarte de Lemos).

No final da primeira parte, procedeu-se à entrega dos prémios relativos ao concurso de poesia promovido junto dos alunos do 2.º ciclo do Instituto Duarte de Lemos, tendo sido feita a leitura dos três poemas vencedores, também eles subordinados ao tema “A Amizade”. Carolina Seixas, José Brinco e Mariana Cardoso foram os vencedores, tendo obtido o primeiro, segundo e terceiro lugares respetivamente.

Após um pequeno intervalo, o espetáculo reiniciou com uma breve homenagem a Nicolau Breyner, ator português que faleceu na semana passada. Seguiu-se a peça de teatro “Proskenion”, levada à cena pelo grupo de teatro do Instituto Duarte de Lemos, Ar(e)s D’ensaio.

A noite terminou com a entrega dos prémios relativos ao V Concurso Literário D. Duarte de Lemos, onde o conto “Um canto de conversa” da autoria de Rafael Ligeiro Rodrigues, aluno da Escola Dr. João de Barros, da Figueira da Foz, foi o vencedor.

Em segundo lugar ficou a aluna Beatriz Castro Pais, da escola Dr. Acácio de Azevedo, de Oliveira do Bairro, com o conto “Diferentes mundos unidos por uma amizade”, seguida, em terceiro lugar, pelo aluno Manuel Brinco, aluno do Instituto Duarte de Lemos, com o conto “Treze anos”. Houve ainda lugar para a atribuição de duas menções honrosas a Daniela Quaresma, do Instituto Duarte de Lemos, e a Ana Rita Ribeiro, da escola Dr. João de Barros.

A Coordenadora do Departamento de Línguas, Alexandra Sucena, congratulou-se pelo sucesso da iniciativa, salientando "o facto de que muitos foram os contos a concurso, o que demonstra que afinal os alunos portugueses gostam de ler e escrever na língua de Camões".

António Pinho, Diretor Pedagógico do Instituto Duarte de Lemos, dirigiu-se aos pais, alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa para destacar a importância das palavras Liberdade e Confiança na vida do IDL. “A liberdade de ensinar, aprender e criar, a liberdade dos pais escolherem a escola e o projeto educativo em que mais confiam para a educação dos seus filhos, a liberdade e a confiança que a todos une e que ano após anos permite a realização de eventos desta natureza, que a todos emocionam e orgulham”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®