domingo, 2 de Novembro de 2025  21:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-04-2016

Compromisso pela Bicicleta: “Temos que agarrar este momento” - Secretário de Estado do Ambiente.



O lançamento público do Compromisso pela Bicicleta, na Murtosa, assume que a mobilização dos cidadãos para a realização de percursos entre casa e trabalho e casa e escola como a grande meta do projeto. José Carlos Mota, da Plataforma Tecnológica da Bicicleta (UA), assumiu o desafio como estruturante no futuro da comunidade intermunicipal.

“Queremos que mais pessoas andem de bicicleta na deslocação para o trabalho e para a escola. É uma iniciativa básica mas que enfrenta muitas resistências. Queremos envolver instituições do setor público e privado”.

Para dar o exemplo, alguns elementos da Universidade de Aveiro viajaram até à Murtosa utilizando comboio e bicicleta. O Reitor da UA, Manuel Assunção, diz que a Universidade já segue com “forte pedalada” e está preparada para assumir a condição de motor deste compromisso.

“É com toda a naturalidade e redobrada pedalada que assumimos o papel de compromisso com a bicicleta. É uma iniciativa que merece crédito e que envolve mais de 100 instituições subscritoras. Dá um sinal positivo e encorajador”, refere Manuel Assunção que destaca a integração do programa U-Bike, vocacionado para o desenvolvimento do uso da bicicleta em meio académico.

A cerimónia de ontem na Murtosa contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, que realçou a importância de desenvolver o cluster das duas rodas e com essa aposta melhorar o desempenho económico e ambiental (com áudio).

“Quando recebi este grupo de pessoas pude conhecer dados sobre a importância da indústria na economia nacional e em particular na economia da região. Há um caminho a fazer para dinamizar esta alteração na mobilidade mas temos aqui um setor que pode atingir patamares de maior valor acrescentado”

O lançamento do "Compromisso pela Bicicleta" mobiliza as autarquias da Região de Aveiro. O presidente da CIRA, Ribau Esteves, defende que é necessário reprogramar os programas de fundos comunitários para, dessa forma, garantir o financiamento de ligações intermunicipais, fora dos centros urbanos.

“Há coisas a fazer no ajustamento do quadro de fundos comunitários e é preciso por em paz o POSEUR. As ciclovias não urbanas que eram elegíveis no POVT deixarem de ser elegíveis no POESUR. Há caminho a corrigir nesta pedalada positiva. Este compromisso é um bom contributo”.

O Compromisso envolve as principais instituições e organizações ligadas à bicicleta, nomeadamente a Associação Nacional das Indústrias das Duas Rodas (ABIMOTA), Federação Portuguesa do Ciclismo e Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta, entre outras associações como grupos cívicos que surgiram nos últimos anos para fomentar o uso da bicicleta.

Joana Ivónia, da Ciclaveiro, defende que esse trabalho em rede é essencial para mudar hábitos. “Não é necessário apenas investimento financeiro. É necessário investimento humano. É preciso mudar mentalidades. Pessoas que mudam pessoas e por tudo alinhado e em sintonia. Não é só porque sim”.

O "Compromisso pela Bicicleta" lança o desafio a autarquias, comunidades intermunicipais, universidades, organizações da administração pública, empresas e organizações do terceiro setor para promoverem atividades em prol do uso regular da bicicleta por motivo de deslocação para o trabalho e escola.

São colocados objetivos como a redução de emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis, aumentar para 10% a quota modal da bicicleta (atualmente apenas de 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola), mas também reduzir em 10% o número de deslocações em veículo individual de curta distância (hoje representam 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola) ou estimular a produção nacional neste setor.

É apontada também a necessidade de reduzir a sinistralidade rodoviária, bem como estimular estilos de vida saudáveis e qualificar o espaço público das cidades e vilas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®