domingo, 2 de Novembro de 2025  10:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-05-2016

Futuro de tecnologia e afetos marcará vida dos idosos em 2066.



O II Seminário do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo sobre o futuro da maioridade deixou pistas sobre o envelhecimento dentro de 50 anos. Tecnologia e afetos farão caminho lado a lado. Foi uma das ideias genéricas do “FUTURIDADE – O Futuro é já amanhã!” que ontem reuniu oradores de referência no Centro Cultural de Ílhavo.

Projetar o envelhecimento na sociedade no ano de 2066 foi o desafio. Fernando Alvim imagina uma sociedade feita a pensar nos acidentes pessoais. “Espero não ter grandes problemas. Uma das coisas que descobrir é que existe um airbag pessoal. Permite eventualmente não nos aleijarmos se cairmos”.

A eurodeputada Marisa Matias acredita numa Europa mais solidária e na replicação de bons exemplos no cuidado de idosos. “Gostava que houvesse investimento publico para tratar de problemas que afetam as gerações mais velhas e que não tem sido cuidados porque não interessa aos mercados ou rentáveis para as farmacêuticas. Gostava que daqui a 50 anos pudéssemos controlar algumas doenças. E permitir o reconhecimento profissional de quem dá apoio a idosos”.

Daniel Catalão, jornalista da RTP, acredita que o Papel das Tecnologias no envelhecimento no futuro. “Falo da montanha russa da eutanásia. Porque não morrer em euforia? As pessoas sobem, descem, executam 7 loops e em 3 minutos geram um momento de euforia tal que a pessoa fica feliz. Quando morremos morremos felizes, em euforia e não em sofrimento”.

Carlos Silva fala de uma sociedade marcada pelas demências. Admite que o futuro exige respostas para um quadro de prevalência de demências (com áudio):

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®