domingo, 2 de Novembro de 2025  05:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-05-2016

Prémio Literário Aldónio Gomes distingue obra de jovem que escreve para jovens.



Luísa Fonseca, pseudónimo de Ana Cunha, de 20 anos, venceu a edição deste ano do Prémio Literário Aldónio Gomes dedicada à narrativa juvenil. Ana Cunha é aluna do 2.º ano no curso de Teatro-Interpretação da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e conquistou o júri deste prémio, promovido pela Universidade de Aveiro (UA), com “(Des)Controlo”, texto sobre a suspensão do tempo em quatro personagens.

Luísa Fonseca, pseudónimo literário da jovem escritora Ana Isabel Ferreira Damião da Cunha, é a premiada a V edição do Prémio Aldónio Gomes. À edição deste ano do prémio promovido pelo Departamentos de Línguas e Culturas da UA concorreram 25 trabalhos, sendo 18 enviados por autores nacionais e seis do Brasil.

“(Des)Controlo”, de autoria de Luísa Fonseca, pseudónimo de Ana Isabel F.C. Damião da Cunha, é um texto que parte do mote da suspensão do tempo, analisando as suas implicações no dia a dia de quatro personagens. O quotidiano e as rotinas mais ou menos fixas dos protagonistas são intersecionados por um acontecimento insólito, de recorte fantástico, permitindo o questionamento de hábitos, práticas e personalidades mais ou menos definidas. Valores caros à sociedade contemporânea, como o trabalho, a ordem, o rigor ou produtividade, são desafiados por um dia sem horas e sem relógios, uma espécie de interrupção da existência tal como a conhecemos, abrindo portas à reflexão e criando oportunidade para recomeços.

O registo da autora, assumidamente cinematográfico, distingue-se pelo visualismo das cenas, mas também pela forma como estrutura e organiza os diferentes quadros narrativos, mantendo visíveis os pontos de contacto entre eles, sem perder de vista o fio condutor da história.

Ana Cunha nasceu no dia 28 de outubro de 1996, no Porto. Aluna do 2.º ano no curso de Teatro-Interpretação na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, sempre demonstrou interesse pela leitura e pela escrita. Faz teatro desde os 12 anos, participou em debates competitivos desde os 14 e frequentou vários workshops de cinema e escrita criativa. Em Setembro de 2014 publicou a sua primeira obra “Dez: O rapaz que cresceu”. Foi ainda vencedora do concurso literário do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), em 2015.

Com o intuito de estimular a criação literária e a revelação de novos autores, a Universidade de Aveiro (UA), através do Departamento de Línguas e Culturas e da Reitoria, decidiu instituir, sob proposta da aluna Célia Alves Resende de Bastos, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, com o intuito de honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, cujo espólio foi doado à academia de aveirense. Em cada ano, o Prémio é dedicado a um género literário diferente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®