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09-06-2004

Centro de Aveiro será vedado ao trânsito para permiti


Euro 2004 - Aveiro

Aveiro, que perdeu as muralhas na passagem para o século XIX, volta a ter "portas" durante o Euro 2004, que se fecharão aos automóveis para que os peões façam a festa nos dias dos jogos no estádio local. Segundo anunciou a Câmara Municipal de Aveiro e a PSP, vão ser montadas 15 "portas da cidade", que a qualquer momento podem fechar o centro aos automóveis, se a pressão do tráfego levar a essa decisão. Essa é uma das vertentes do dispositivo de trânsito e transportes montado para o Campeonato da Europa de Futebol, que privilegia a utilização do transporte público, e que hoje foi apresentado em conferência de imprensa. No caso de uma grande afluência de pessoas na cidade nos dias dos dois jogos (15 e 19 de Junho), as viaturas podem ter de ficar "à porta" de Aveiro, com o centro da cidade a ser fechado à circulação automóvel, tal como aconteceu no "Dia sem carros". "Não queremos criar incómodos desnecessários, mas poderá ter de haver limitações. Temos forte convicção de que no dia 19 (jogo Holanda-República Checa) o centro da cidade pode ter de ficar sem carros e mesmo no dia 15 (jogo República Checa-Letónia) poderá ser abolido o trânsito de pesados", disse Eduardo Feio, vereador da Câmara de Aveiro responsável pelo trânsito. Razões de segurança podem igualmente aconselhar tais medidas, como explicou aos jornalistas o comissário Loureiro, da PSP: "Podemos ter uma situação de a Avenida Dr. Lourenço Peixinho ficar cheia de gente a pé, nomeadamente no dia 19,e até por motivos de segurança será de cortar o trânsito". A preocupação maior vai para os dias dos jogos, em que haverá a oferta máxima de transportes públicos, nomeadamente em três linhas de autocarros dos Serviços de Transportes Urbanos de Aveiro. Pelo preço de um euro será possível andar de autocarro o dia todo e em qualquer linha, sendo que, nas linhas específicas do Euro, logo que um autocarro encha, vai directo ao Estádio pelo caminho mais perto, sem ter de respeitar o trajecto definido. Os passageiros seguintes serão recolhidos por uma viatura de reforço, estando prevista uma cadência de 15 em 15 minutos. O acesso directo ao Estádio só será permitido a viaturas credenciadas e a Zona Industrial de Taboeira, incluindo o parqueamento dos hipermercados, funcionará como área de estacionamento, seguindo depois os adeptos a pé até ao estádio. Os autocarros das claques serão desviados do centro da cidade para parques periféricos, onde os transportes públicos urbanos recolhem os adeptos e os levam até às praças de animação do Euro, no centro da cidade, e ao estádio, nos dias dos jogos. Dois parques de caravanas estão prontos a receber os turistas, sendo um junto à Universidade e outro no Parque de Feiras e Exposições, este último equipado com colchões da Cruz Vermelha nos pavilhões, para a eventualidade de haver adeptos que não encontrem solução de alojamento. Toda essa informação foi concentrada numa "Agenda da Mobilidade Euro 2004", que vai ser distribuída aos visitantes, em português e inglês e com plantas, mapas e horários.

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