domingo, 2 de Novembro de 2025  23:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-06-2016

Bussaco na Lista do Património Mundial da UNESCO.



O Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace Hotel, no Bussaco (Luso, Mealhada), faz parte da Lista Indicativa de Portugal ao Património Mundial, anunciou, ontem, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). Recorde-se que integrar esta lista é um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património Mundial, segundo as regras da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A lista ontem divulgada integra 22 bens candidatos à distinção mundial (13 dos quais a Património Cultural, como é o caso do Bussaco), sendo que foram mais de 30 os concorrentes portugueses apreciados pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU), entidade responsável pelo acompanhamento no nosso país da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural.

Para o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, “esta é uma excelente notícia para o Bussaco, a freguesia do Luso, o concelho da Mealhada, a região Centro e o nosso país, mas representa apenas o primeiro de muitos passos que é preciso dar”. “É um primeiro sinal de justiça para com um património fabuloso e único que o Bussaco ‘guarda’ no interior dos seus 105 hectares de floresta. Esperemos que a verdadeira justiça seja feita no final do processo, com o efetivo reconhecimento mundial da importância cultural do Deserto dos Carmelitas Descalços e Conjunto Edificado do Palace Hotel”, acrescentou o autarca da Mealhada.

O presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, corrobora integralmente as palavras de Rui Marqueiro e afirma-se muito confiante num “final feliz”. “O Bussaco tem um património único no Mundo, de uma beleza e riqueza incomensuráveis. Não são só os portugueses que o reconhecem. Os israelitas, americanos, franceses, espanhóis, polacos, russos, brasileiros, ingleses e os demais povos que nos visitam - cerca de 250 mil por ano, com tendência sempre crescente - não se cansam de elogiar e recomendar o Bussaco. É isso que nos faz acreditar e confiar que a justiça um dia será feita”, afirma António Gravato.

 Neste processo de seleção dos candidatos, a Comissão Nacional da UNESCO foi apoiada por peritos, com funções consultivas, entre os quais os membros do Grupo de Trabalho Interministerial para a Coordenação e Acompanhamento das Candidaturas de Bens Portugueses à Lista do Património Mundial (que integra, além da Presidente da CNU, que preside, representantes da Direção Geral do Património Cultural e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.), os peritos que apoiam a participação de Portugal no Comité do Património Mundial, representantes dos ramos nacionais dos órgãos consultivos da UNESCO (ICOMOS Portugal e UICN/Liga para a Proteção da Natureza) e representantes das Regiões Autónomas.

As propostas foram apreciadas pelo painel tendo em conta o potencial valor universal excecional, autenticidade e/ou integridade dos bens, os critérios estabelecidos, a comparação com bens idênticos e o facto de estes colmatarem, ou não, lacunas na Lista do Património Mundial. 

A nova lista indicativa, que inclui o Bussaco, será agora remetida ao Centro do Património Mundial da UNESCO para aprovação pelo Comité do Património Mundial e futura disponibilização no competente local eletrónico da Organização, substituindo a lista anterior e estabelecendo um novo quadro de referência para a apresentação de candidaturas portuguesas à Lista do Património Mundial. 

Um total de 1.641 bens figuram atualmente nas listas indicativas de 175 Estados, que um dia poderão vir a ser inscritos na Lista do Património Mundial, após aferição do seu valor universal excecional pelos órgãos consultivos da Convenção e decisão do Comité do Património Mundial. 

A Lista do Património Mundial inclui atualmente 1.031 bens naturais, culturais e mistos em 163 países, 31 dos quais são bens transnacionais. 

Portugal já conta com 15 bens na Lista do Património Mundial, encontrando-se entre os 20 países com maior número de bens inscritos.

 

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®