domingo, 2 de Novembro de 2025  21:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-06-2016

Centro de Interpretação Ambiental tem inauguração marcada para domingo.



A Câmara de Aveiro inaugura o Centro Municipal de Interpretação Ambiental. Domingo é dia festivo com a abertura de um equipamento cujo processo de construção se arrastou ao longo dos últimos anos tendo começado no mandato de Élio Maia.

O espaço está instalado junto ao Tirtif e próximo da marinha da Troncalhada. Projeto que fica um pouco acima de 1 milhão de euros e que teve comparticipação comunitária. O edifício tem dois pisos e estará vocacionado para a educação ambiental e promoção da atividade do salgado uma vez que tem o Ecomuseu Marinha da Troncalhada na sua proximidade.

Projeto iniciado em 2008, adjudicado por 739 mil euros e com um prazo de 180 dias, mas que se arrastou por 8 anos. Pelo caminhou registou suspensões em 2008 e 2011. “Na prática a obra esteve parada três anos (de 2011 até 2014) agravando o passivo ambiental em que o edifício se tinha tornado, fruto das múltiplas ações de vandalismo, causando danos e necessidade de repetir alguns investimentos que já tinham sido executados, aumentando assim o custo global final da empreitada”.

A Câmara foi obrigada a investir mais 150 mil euros para concluir os trabalhos. Já em 2015 e fruto da possibilidade de reprogramar a candidatura ao Mais Centro o atual Executivo Municipal conseguiu também a inclusão de uma nova verba para cofinanciamento dos arranjos exteriores envolventes ao edifício (com a construção do parque de merendas e zona de estacionamento), no valor de aproximadamente 30.000€.

Registo ainda para o investimento de 110 mil euros em equipamento informático e audiovisual, mobiliário, material expositivo, material didático e materiais de comunicação.

A abertura está marcada para as 18h de domingo. Ribau Esteves diz que é “uma grande conquista" e lembra que encontrou um edifício em ruínas “depois de um processo de construção gerido com os pés". Agora chega o momento de realçar a conclusão como importante (com áudio).

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®