domingo, 2 de Novembro de 2025  11:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-06-2016

Universidade de Aveiro distinguida pela investigação em estratégias contra a desertificação.



A Universidade de Aveiro (UA) foi distinguida com o galardão “Campeões das Zonas Áridas”. Esta distinção foi atribuída a 17 de junho, durante as comemorações oficiais do Dia Mundial de Combate à Desertificação, organizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), através do Núcleo Regional de Combate à Desertificação Algarve. A atribuição deste galardão, promovido pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, pretende distinguir indivíduos, empresas ou instituições que tenham contribuído de forma revelante para a gestão sustentável da terra.

A distinção deve-se ao trabalho de uma equipa de investigação científica do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), liderada por Celeste Coelho, professora jubilada do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA, que tem promovido o envolvimento dos agentes e das comunidades locais na procura de soluções para a gestão sustentável da terra e dos recursos naturais.

Este trabalho tem sido desenvolvido nos últimos 10 anos no âmbito de diversos projetos internacionais (“Desertification mitigation and remediation of land. A global approach for local solutions” - DESIRE, “Preventing and Remediating degradation of soils in Europe through Land” - RECARE e “CAtastrophic Shifts in drylands: how CAn we prevent ecosystem Degradation” - CASCADE) e nacionais (“Recuperação de Áreas Ardidas” - RAA, “Estratégias de remediação de solos imediatamente após incêndios florestais” - RECOVER e “O papel dos agentes locais no sucesso da política florestal em áreas afetadas por incêndios em Portugal” - FORESTAKE). O projeto RAA, envolvendo a UA e coordenado pelo Centro de Ecologia Aplicada do Instituto Superior de Agronomia (ISA), entre 2005 e 2011, foi o primeiro deste conjunto. A academia aveirense foi a entidade coordenadora dos projetos RECOVER e FORESTAKE.

Nestes projetos foram desenvolvidas e implementadas abordagens e metodologias participativas, nas quais a UA já detinha mais de 20 anos de experiência, na tentativa de integrar o conhecimento das comunidades locais, dos agentes e dos cientistas, em prol da aceitação social e a viabilização de estratégias para a gestão sustentável do território e combate à desertificação. Estas estratégias incluem ações de prevenção e mitigação da degradação do solo, afetado por incêndios florestais.

 

 

 

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®