domingo, 2 de Novembro de 2025  23:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-06-2016

PS: Parecer de Filipe Neto Brandão sobre relatório de segurança interna aprovado por unanimidade.



O deputado Filipe Neto Brandão, eleito pelo círculo eleitoral de Aveiro, que fora já nomeado relator do Parecer sobre o Relatório Anual de Segurança Interna relativo ao ano de 2015 (RASI 2015), viu hoje aprovado, por unanimidade, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o documento que sobre aquele elaborou.

Assim, depois de hoje aprovado, em conformidade com a lei e disposições regimentais da AR, seguir-se-á a discussão do RASI 2015 em plenário, o que se prevê venha a ocorrer numa das primeiras reuniões da próxima sessão legislativa, a iniciar em setembro.

Quanto aos valores constantes do RASI 2015, recorde-se que a criminalidade geral registou um total de 356.032 participações em 2015, o que significou um aumento de 1,3%, com mais 4.721 participações em relação ao ano anterior, invertendo-se assim a tendência que até então se vinha verificando. Em todo o caso, no que concerne à criminalidade violenta e grave, diversamente, registou-se a redução do número total de participações, que se situou em 18.964 participações em 2015, o que equivale a -0,6%, comparativamente com 2014.

Destacando alguns crimes, importa referir que, no domínio da violência doméstica, por exemplo, as 26.595 participações em 2015 representam um decréscimo de 2,6% face a 2014, enquanto que, no que concerne ao combate a incêndios florestais, o balanço comparativo da época de incêndios do ano transato registou um agravamento dos indicadores em relação ao ano de 2014.

Uma análise à variação percentual em termos de distribuição geográfica revela um aumento da criminalidade nos distritos de Vila Real com + 9,4%, da Guarda com +7,4% e de Viana do Castelo com +6,7; enquanto que nos distritos de Beja, nos Açores e em Évora, se verifica uma redução de -5,1%, -3,6% e -3,3%, respetivamente.

No distrito de Aveiro assistiu-se igualmente a uma diminuição da criminalidade participada geral da ordem do -1,8% - que corresponde a menos 376 participações se comparado com o ano de 2014 – sucedendo, porém, que, no que diz respeito à criminalidade violenta e grave, se assistiu, no distrito de Aveiro ao movimento inverso, registando-se um aumento de 5,9%.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®