domingo, 2 de Novembro de 2025  10:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-07-2004


Águeda - Cine Teatro pode encerrar

Cine Teatro pode encerrar por falta de espectadores

Câmara já revelou interesse na aquisição do espaço

O Cine Teatro S. Pedro, de Águeda pode encerrar em breve caso o número de espectadores não aumente ou a administração não consiga vender o espaço à Câmara Municipal de Águeda, principal interessada, revelou ao Jornal da Bairrada, Carlos Estima, presidente do conselho de administração da empresa.

Segundo Carlos Estima, trata-se de um dos espaços mais emblemáticos e históricos da cidade, no entanto, "está a ser mantido apenas pela carolice dos accionistas". "Nós pretendemos fazer um alerta à população uma vez que é impossível continuar a manter a empresa assim".

Carlos Estima diz desconhecer o que tem afastado os jovens do cinema, mas aponta o dedo à existência de outros espaços cinematográficos em Aveiro, sublinhando, no entanto, que "as grandes estreias também passam por Águeda, uma vez que temos um acordo com a Lusomundo".

Argumenta que a realização do Campeonato Europeu de Futebol contribuiu para a maior quebra de bilheteira, registando-se menos 1150 espectadores em relação a Junho do ano passado.

Carlos Estima salienta que, em 2003, foi registado um aumento de espectadores na ordem de 9%, em relação a 2002, mas, mesmo assim, ficou muito aquém dos 32115 atingidos em 1999.

Estima afirma que o cinema tem enfrentado diversas contrariedades, ao longo dos tempos, sublinhando que o recente aparecimento da indústria dos DVD's também terá contribuído para o decréscimo daqueles que procuram as salas de cinema.

Uma das soluções passa, como aconteceu nos municípios de Aveiro e Mealhada, pela venda do espaço à autarquia para que o possa transformar numa sala de cinema municipal.

Contudo, "apenas tivemos uma reunião com a câmara e, até hoje, nunca obtivemos nenhuma resposta".

Já Nair Barreto, presidente da Câmara Municipal de Águeda, confirmou ao Jornal da Bairrada o interesse da autarquia aguedense naquele espaço, justificando que a sala é excelente e tem capacidade para mais de 800 pessoas.

Sem quantificar valores - até por que o segredo é a alma do negócio - Nair Barreto afirmou ainda que "a câmara já procedeu à avaliação do imóvel, e que as negociações serão retomadas muito em breve".

A autarca esclareceu também que os valores em causa são elevados, tendo em conta as obras que serão feitas no seu interior para que o espaço fique apto a receber espectáculos de teatro e concertos.

Números

375 Lugares na plateia e outros tantos no balcão fazem do cinema de Águeda uma das melhores salas do país.

2850 Espectadores viram o Senhor dos Anéis, em 2003. O filme que mais sucesso fez.

830 Sócios fazem parte da sociedade anónima detentora do cinema.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®