domingo, 2 de Novembro de 2025  16:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-07-2004

Bagão Félix Ministro das Finanças


Governo

O independente António Bagão Félix, indicado pelo CDS-PP, vai assumir uma das pastas centrais no novo Governo de Pedro Santana Lopes, a das Finanças, onde substitui Manuela Ferreira Leite.

Aos 56 anos, Bagão Félix transita da pasta da Segurança Social e do Trabalho, onde ficou conhecido como um dos ministros mais reformistas do Governo de Durão Barroso.

Nasceu em Ílhavo a 09 de Abril de 1948 e no liceu nacional de Aveiro, onde se destacou pelas boas notas, foi distinguido com o prémio "Aluno de melhor carácter".

Rumou a Lisboa para cursar Finanças no actual Instituto Superior de Economia e Gestão, onde teve como professores João Salgueiro e Aníbal Cavaco Silva, que mais tarde o havia de convidar para fazer parte do seu Governo.

As empresas de seguros foram o primeiro palco profissional de Bagão Félix, que se assume como um "homem da empresa" e "de direita", mas avesso à disciplina partidária. "Gosto mais de ser gestor", disse um dia.

Mas acabaria por se cruzar com a política quando em 1981 assume a pasta de secretário de Estado da Segurança Social do governo AD então liderado por Pinto Balsemão.

Quando sai do Governo retoma a sua actividade financeira, tornando-se administrador do Banco de Comércio e Indústria. Nos anos seguintes passa ainda pela administração do Banco de Portugal e pelo Parlamento, como deputado independente do CDS/PP.

Uma experiência que não lhe deixou boas lembranças porque o que gosta mesmo é fazer e decidir e no Parlamento "há muito verbo".

Em 1987, volta à área do poder para a secretaria de Estado do Emprego e Formação no primeiro governo de Cavaco Silva. Ficou quatro anos. Saiu para vice-governador do Banco de Portugal.

Antes, em 1986, tinha-se filiado no CDS/PP para apoiar a candidatura de Morais Leitão à liderança do partido, mas acabaria por sair em 1991, mantendo-se fiel aos princípios democratas-cristãos, mas alheio a qualquer cultura partidária.

Por várias vezes foi dada como certa a sua refiliação no CDS mas, até agora, continua por concretizar.

Adepto ferrenho do Benfica, chegou a ser vice-presidente da assembleia geral do clube e participou na elaboração dos actuais estatutos dos encarnados.

Outra das suas grandes paixões são a natureza e a botânica.

Costuma falar com as plantas e distingui-las pelos seus nomes técnicos.

Casado, com duas filhas e uma neta, sempre preferiu a linguagem dos números e costumava dizer que a linguagem matemática "é mais pura e sem ruídos".

Católico praticante e profundamente religioso, combina a imagem de rigor e seriedade com a tolerância em relação a quem pensa de forma diferente, disse à Lusa uma assessora.

O futuro ministro das Finanças tem também livros publicados e está oficialmente registado como actor na página de Hollywood, pela sua participação no filme "Tráfico" de João Botelho.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®