domingo, 2 de Novembro de 2025  05:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-10-2004

Círculo Verde" quer promover turismo ecológico


Buçaco

Uma nova organização ambientalista, denominada "Círculo Verde", quer promover o turismo ecológico em Portugal, através de visitas guiadas a pé a zonas com interesse ambiental e cultural, nomeadamente Mortágua e Luso/Buçaco. Um dos promotores do projecto, Manuel Cristiano, radicado desde os anos 80 no Reino Unido, disse hoje à Agência Lusa que o chamado "turismo verde e alternativo", também conhecido por "walking hollidays", não têm sido muito aproveitado em Portugal enquanto vector de educação ambiental. "Há um Portugal natural, rural, de interesse paisagístico, com património cultural a redescobrir, através de férias educativas todo o ano, em contraste com as mensagens publicitárias de férias em resortes turísticos, consumistas", realçou.
A inspiração para o projecto, que está a ser desenvolvido por pessoas de Mortágua e da região de Aveiro, surgiu do trabalho realizado pela associação Ramblers, "a maior organização de walking hollidays do Reino Unido", explicou. "No ano passado, o Bruno Gomes, de Mortágua e ex-emigrante no Reino Unido, propôs-me a ideia de, a partir de uma casa rural que possui no concelho, criarmos em Portugal algo semelhante à Ramblers. Após visitar o local e as instalações, em Setembro passado, nasceu o projecto", contou. Segundo Manuel Cristiano, "se tudo correr bem, lá para a Páscoa de 2005" deslocar-se-ão à região de Mortágua pessoas ligadas à defesa do ambiente - das organizações britânicas Ramblers e E- Christian Ecology Link - e, nessa altura, será feita a escritura pública do Círculo Verde. A partir daí, a nova organização pretende atrair regularmente a Portugal "visitantes britânicos e irlandeses, pessoas empenhadas e interessadas nas áreas de educação ambiental e património cultural", esperando ter "um bom relacionamento" com os grupos ambientalistas portuguesas. Manuel Cristiano explicou que o Círculo Verde é "um novo projecto de defesa do património natural e cultural" de Portugal.
Nesse âmbito, promete divulgar sempre as suas actividades culturais e ambientalistas junto das associações britânicas, de forma a promover turisticamente as zonas do país que acarinha. "O Algarve e outros algarves podem gastar milhões em promoção turística. As pequenas autarquias não podem, porque não têm milhões, mas têm um importantíssimo património cultural e natural a oferecer", sublinhou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®