domingo, 2 de Novembro de 2025  00:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-09-2016

Cineteatro Alba recebe Bruno Nogueira, Manuela Azevedo, João Pedro Pais e Joaquim Monchique no último trimestre do ano.



“Deixem o Pimba em Paz” com a Orquestra Filarmonia das Beiras no novo ciclo de programação do Cineteatro Alba. Bruno Nogueira e Manuela Azevedo vão partilhar o palco do Cineteatro Alba com a Orquestra Filarmonia das Beiras numa produção especial do espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”. No concerto único, a ter lugar na noite de 5 de novembro, artistas e músicos resgatam canções bem conhecidas do universo “Pimba”, de Marco Paulo a Romana, passando por Mónica Sintra, José Malhoa e Quim Barreiros, dando-lhes uma nova sonoridade.

A acompanhar Bruno Nogueira, Manuela Azevedo e a Orquestra Filarmonia, que vai ser dirigida pelo maestro Cesário Costa, vão estar os músicos Filipe Melo, Nuno Rafael e Nelson Cascais.

Um mês antes, em outubro, a música é outra. João Pedro Pais apresenta os êxitos de uma carreira que conta já com duas décadas, bem como as novas canções do seu último disco, “Identidade”. É no dia 8, pelas 21h30.

No final do outubro, a 29, o Cineteatro Alba recebe a peça “GOD”, com Joaquim Monchique a fazer o papel do “Criador”, que decide mudar o rumo da humanidade antes que o pior aconteça. No novo ciclo de programação, que arranca no dia 17 de setembro com a Pop Eletrónica da Isaura no Espaço Café-Concerto, destaca-se ainda a primeira edição do Festival Mi, o regresso do “OuTonalidades” e o Festival de Cinema – Do Pão.

Entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a Câmara Municipal, através do Serviço de Aprendizagem Criativa, organiza a primeira edição do Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil de Albergaria-a-Velha. Aproveitando a celebração do Dia Internacional da Música, as crianças podem assistir a vários espetáculos concebidos especialmente para elas.

Na manhã de sábado a proposta é ZYG, uma experiência artística para bebés, que potencia a descoberta dos sentidos e o instinto para a Arte, numa coprodução da Fundação Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes.

À tarde, os mais novos podem contar com “Cantos Contos – Concerto Ultravioleta”, uma produção SAC que mistura música e histórias numa encenação em luz negra, e “Tapete Mágico”, uma itinerância da Casa da Música.

No domingo, há uma sessão de cinema infantil às 17h00, com duas curtas-metragens de animação e o filme “A Idade do Gelo: Big Bang”. Para os adultos o Festival Mi dinamiza o workshop “Variações Sobre ZYG” a 30 de setembro, pelas 18h00.

No último quadrimestre de 2016, o Espaço Café-Concerto volta a receber o “OuTonalidades – Circuito Português de Música ao Vivo”, promovido pela d’Orfeu. O duo galego Uxia & Narf abre o ciclo na noite de 22 de setembro, seguindo-se a brasileira Kátya Teixeira, a 29.

Em outubro, os Korrontzi apresentam um espetáculo de música e dança do País Basco, no dia 6, e Sebastião Antunes revisita as músicas mais conhecidas do grupo de música Folk Quadrilha, no dia 20, acompanhado por Luís Peixoto e Marta Bárbara.

O ciclo “OuTonalidades” encerra a 17 de novembro com Noiserv, considerado um dos mais criativos e estimulantes projetos musicais portugueses surgidos na última década. Para além do espetáculo com Isaura a 17 de setembro, o Espaço Café-Concerto vai também receber o grupo aguedense de música alternativa, Nau, a 22 de dezembro. Já na Sala Estúdio, a 10 de novembro, a performance “Lullaby” apresenta uma das mais recentes revelações no universo clown.

No cinema, o grande destaque vai para o Festival Internacional de Cinema Documental – Do Pão 2016, promovido no âmbito do Festival Pão de Portugal. A 15 de outubro, pelas 18h00, terá lugar a cerimónia de entrega de prémios e a projeção dos filmes vencedores. Na primeira edição do festival foram recebidos 1383 filmes, tendo sido atribuídos dois prémios e três menções honrosas.

No que respeita à produção local, em evidência a reposição da peça “Perdição – Exercício sobre Antígona”, pela Companhia do Jogo/AlbergAR-TE, a 19 de novembro e, uma semana mais tarde, o Conservatório de Música da Jobra apresenta o espetáculo de Dança Contemporânea “As Coordenadas para Dançar”, resultado de uma residência artística no Cineteatro Alba. O ciclo Bandas em Concerto está também de regresso nos últimos meses do ano com atuações da Associação de Instrução e Recreio Angejense (25 de setembro), da Banda Recreativa União Pinheirense (22 de outubro), da Banda Filarmónica do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas (20 de novembro) e da Banda Velha União Sanjoanense (3 de dezembro).

Na Sala de Exposições, o Cineteatro Alba irá apresentar três mostras. De 10 a 27 de setembro estará patente a Exposição de Artes e Ofícios Contemporâneos, inserida no Festival dos Modos Nascem Coisas, que vai decorrer na Alameda 5 de Outubro, nos dias 17 e 18 de setembro. Em outubro os visitantes podem conhecer o dispositivo cénico da produção ZYG e, entre 11 de novembro e 11 de dezembro, serão recordados eventos marcantes das últimas três décadas na exposição “AIDA – 30 Anos, 30 Acontecimentos, 30 Obras de Arte”. A mostra está integrada no 5.º Fórum Empresarial da Região de Aveiro, que decorre a 11 de novembro, na Sala Principal.

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®