domingo, 2 de Novembro de 2025  00:46
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-09-2016

Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro prepara expedição “Timor Subterrâneo”



O Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro (NEUA) prepara-se para partir à descoberta dos segredos que se escondem no subsolo timorense.

Promovida pelos espeleólogos da academia de Aveiro, a expedição “Timor Subterrâneo” propõe-se a realizar o levantamento do potencial espeleológico de Timor-Leste, salientando o registo topográfico de todas as cavidades visitadas.

Durante os trabalhos, que vão decorrer de 4 de setembro a 2 de outubro, serão ainda desenvolvidas ações de divulgação e sensibilização que salvaguardem a proteção e uso sustentado do património espeleológico.

Para além de Manuel Freire e Sofia Reboleira, espeleólogos do NEUA que organiza a expedição, também seguem viagem até ao subsolo de Timor-Leste outros quatro espeleólogos nacionais do Centro de Estudos e Actividades Especiais da Liga para a Proteção da Natureza, do Centro de Investigação e Exploração Subterrânea e do Grupo Protecção Sicó.

Este projeto, que dará especial ênfase aos distritos de Baucau, Lautém e Viqueque e que “assenta numa clara partilha de informação e conhecimento nos mais diversos domínios da espeleologia, perspetiva que a curto prazo os grupos e associações dedicadas à espeleologia sejam uma realidade em Timor-Leste”.

Desta forma, aponta Manuel Freire, “assegura-se que Timor-Leste e os seus espeleólogos possam continuar a desenvolver trabalhos neste domínio contribuindo assim para um maior e melhor conhecimento do seu património natural, hídrico, civilizacional e cultural".

Os espeleólogos nacionais perspetivam ainda que outras áreas, científicas ou lúdicas, possam vir a "beneficiar dos novos valores que este projeto vem acrescentar à atualidade timorense”.

Texto e foto: UA

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®