domingo, 2 de Novembro de 2025  07:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-09-2016

Estudante da Universidade de Aveiro analisa relação dos adeptos com o Sporting.



Que importância têm as redes sociais e os restantes canais de comunicação no relacionamento dos adeptos leoninos com o Sporting? São fundamentais não só para fortalecer o relacionamento dos fãs com o clube como também para expandir a marca do leão. A garantia é dada por Tiago Marques, estudante do Mestrado em Gestão da Universidade de Aveiro (UA) que, num trabalho inédito em Portugal, analisou o peso das estratégias de comunicação implementadas pela atual direção do clube junto dos adeptos.

O estudo, que já valeu a Tiago Marques a atenção de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, vai ser apresentado na 9th Annual Edition of EuroMed Conferences “Innovation, Entrepreneurship and Digital Ecosystems” na Universidade de Varsóvia (Polónia) de 14 a 16 de setembro.

“As redes sociais apresentam-se como um canal fundamental para a divulgação de informação e expansão da marca Sporting, bem como para alcançar os fãs que residem mais longe de Lisboa”, aponta Tiago Marques, cujo trabalho realizado no âmbito da tese de mestrado e orientado por Helena Nobre, docente do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, lhe valeu 17 valores. Este o estudo pode ser replicado para outros clubes, nacionais e internacionais, com dimensão idêntica ao Sporting. “Os dirigentes do Sporting e os fãs do clube reconhecem a importância das redes sociais, mas também dos canais mais clássicos de comunicação, de forma a também alcançar os fãs que utilizam menos as novas tecnologias”, garante. Nesse sentido, os responsáveis pelo clube leonino “dão bastante importância ao Jornal Sporting e à Sporting TV, apostando ao mesmo tempo na expansão do Facebook e Twitter do clube, entrando também em novas e diferentes redes sociais como o Instagram ou o Snapchat”.

A investigação, na qual foram entrevistados mais de 700 fãs através de plataformas online como o Fórum Porta 10-A e grupos fechados de acesso restrito do Facebook, permite também concluir que a localização geográfica não influencia o grau de ligação emocional dos fãs com o clube. Inclusivamente, destaca Tiago Marques, “os fãs que vivem fora da Área Metropolitana de Lisboa ou no estrangeiro apresentam em média uma ligação mais forte à marca” do que os fãs que residem perto do Estádio Alvalade XXI.

Presidente do Núcleo Sportinguista de Aveiro entre 2009 e 2015, Tiago Marques é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da UA e, com a conclusão desta investigação, mestre em Gestão. Recentemente realizou também uma formação no Real Madrid em parceria com a Universidade Europeia. Desde o início da época, Tiago Marques é diretor de Futebol de Formação do Beira-Mar.

Interessado por desporto desde criança, e pelo futebol em particular, Tiago Marques sempre teve uma grande curiosidade pela área de gestão desportiva e marketing desportivo. “É um sector que gera muita riqueza, que envolve muitos recursos financeiros, que tem uma grande notoriedade a nível mundial e que pode indiretamente atuar sobre outros setores, como o turismo”, conta.

“A importância que este estudo tem para os clubes passa por verificar que as iniciativas e estratégias de marketing, aliadas aos canais de comunicação de um clube, são úteis para alcançar os fãs, gerar satisfação, fortalecer o relacionamento dos fãs com os clubes e também expandir a marca”, diz o jovem investigador. O trabalho, sublinha, também permitiu perceber a satisfação dos fãs e áreas a melhorar que o Sporting já começou a disponibilizar. “Até fizeram uma iniciativa este ano, bastante interessante, que permitiu aos sócios do clube desenharem a camisola alternativa da equipa de futebol”, lembra orgulhoso.

 

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®