domingo, 2 de Novembro de 2025  05:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-09-2016

UA apresenta projeto de referência na área da Educação para o Empreendedorismo.



O Projeto Imprinting an ecological compensation reasoning on society by means of young citizens - IMPRINT+ foi o único projeto português selecionado pela Comissão Europeia para integrar um grupo de trabalho dedicado à Educação para o Empreendedorismo. O projeto, liderado pelo Departamento de Biologia (DBIO) da Universidade de Aveiro (UA), enquadra-se nas parcerias internacionais estratégicas para o Ensino Escolar, financiadas pelo programa Erasmus+.

Com menos de um ano de vida, o projeto IMPRINT+ tem vindo a posicionar-se como um projeto de referência na educação ambiental e na cidadania participativa, nos vários países que integram o consórcio. Agora foi a própria Comissão Europeia, que financia o projeto através do programa Erasmus+, a reconhecer a sua relevância na área do Empreendedorismo Jovem.

Com o objetivo de fomentar a colaboração internacional para o estabelecimento das melhores práticas em diversas áreas, a Comissão Europeia abre regularmente plataformas colaborativas para as quais seleciona líderes de projetos relevantes. O grupo de trabalho mais recente da plataforma “School Education Gateway” é dedicado à Educação para o Empreendedorismo, e a Universidade de Aveiro foi selecionada para participar, enquanto líder de projeto.

O projeto IMPRINT+ objetiva a promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis através de jogos e competições pedagógicas. O público-alvo primário são as crianças e jovens, mas as mensagens são destinadas à sociedade como um todo, assumindo-se o poder mobilizador dos mais jovens para as mudanças de comportamento.

O caráter inovador do projeto prende-se com a sua multidisciplinaridade e com o facto de aliar a conservação de recursos naturais e a educação ambiental com o empreendedorismo verde. “Como posso criar o meu próprio emprego ao proteger a natureza? Que oportunidades existem para os jovens europeus no setor da economia verde? Como rentabilizar o capital natural à escala local?” são algumas das perguntas às quais o projeto dará resposta, e que valeram à Universidade de Aveiro o reconhecimento pela Comissão Europeia.

O projeto IMPRINT+ é liderado pelo Departamento de Biologia, contando também com o Departamento de Comunicação e Arte numa colaboração interdepartamental que alia a educação ambiental, a conservação da natureza e as novas tecnologias. O restante consórcio compõe-se pelo Município de Lousada, laboratório vivo onde decorrem as ações do projeto; pela LeaveNoTrace Ireland, a maior ONG irlandesa na área das boas práticas ambientais; por uma escola de ciências da Sicília, Itália (IISS Cipolla-Pantaleo-Gentile); por uma escola secundária de Baza, Espanha (IES Pedro Jiménez Montoya); e ainda pela E.N.T.E.R., uma agência austríaca de disseminação de resultados de projetos europeus.

Texto: UA

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®